Professora da Unicap Mirza Porto participa do Fórum de Saúde Mental do Distrito III
|A professora do curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco Mirza Porto foi convidada a participar do Fórum de Saúde Mental do Distrito III, que aconteceu hoje, às 10h, no Centro de Saúde Ermírio de Moraes. Ela apresentou as linhas mestras de sua tese de doutorado sobre o abusador sexual intrafamiliar.
A tese tenta ver o outro lado do abuso sexual, que é justamente o lado do abusador. A professora está realizando uma pesquisa de campo envolvendo cerca de 8% dos psicólogos e 10% dos juízes da cidade do Recife. A pesquisa inclui, ainda, entrevistas com os abusadores, que, segundo ela, é o momento mais difícil. Ela pretende repetir as pesquisas na cidade de Buenos Aires, a fim de estabelecer um comparativo. “Os números são importantes para mostrar um resultado significativo”, afirma.
Com o andamento da pesquisa, Mirza assegura já ter conhecimento de que mais de 90% dos abusadores devem ser tratados ao invés de apenas presos. A tese também vai revelar onde ocorre esse tipo de comportamento com mais frequência.
Professora da Unicap nas cadeiras práticas de Direito Penal e Direito Civil e doutoranda em Direito e Suas Relações Sociais na PUC do Rio, ela revela que não estava esperando ser chamada para o Fórum. Mirza está sendo alvo de críticas por uma corrente que não concorda com a obrigatoriedade do tratamento dos abusadores sexuais.