Professor Silvio Neves Baptista toma posse na Academia Pernambucana de Letras no dia 5

Foto: APL/Divulgação

O escritor, advogado e professor do curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco Silvio Neves Baptista irá assumir, nesta segunda-feira (5), às 19 horas, durante sessão solene, a cadeira 19 da Academia Pernambucana de Letras, na vaga do falecido poeta Marcus Accioly e que também já foi ocupada pelo poeta João Cabral de Melo Neto. Será recebido pelo escritor e também jurista José Paulo Cavalcanti Filho.

Os traços intelectuais do crítico literário e do jurista estão presentes no livro “Eça de Queiroz: Um caso de abandono materno e de filiação socioafetiva. As consequências do desamparo dos filhos no direito atual”. Revela neste livro um dado biográfico pouco conhecido sobre o famoso escritor português (1845-1900): abandonado pela mãe, o autor de “Os Maias”, de estilo mordaz, foi criado por uma ama de leite pernambucana que o adotou.

Confessando-se honrado em integrar a Academia Pernambucana de Letras ao lado de notáveis intelectuais pernambucanos com projeção nacional, o escritor Sílvio Neves Baptista faz questão de enaltecer, em especial, a figura dos seus antecessores na cadeira 19 da APL, poeta Marcus Accioly e João Cabral de Melo Neto, aos quais considera entre as mais admiráveis expressões poéticas da literatura nacional.

Afirma que, simbolicamente, foi levado a participar do mundo acadêmico pelo escritor português Eça de Queiroz, em quem identifica um elo familiar com Pernambuco.

Polígrafo, autor de mais de uma dezena de livros na área jurídica e com incursões no campo do Estado de Direito Democrático, a exemplo de “O papel do jurista na reconstrução da Democracia Brasileira”, o nome de Silvio Neves Baptista é considerado referência em matéria de Direito Civil no País, a saber, os títulos “Manual do Direito da Família”, “A nova Lei da Guarda Compartilhada”, “Ensaios de Direito Civil”.

O novo acadêmico lembra que nos primórdios da Academia, início do século passado, tempos do fundador Carneiro Vilela, seu bisavô, o historiador João Baptista Regueira Costa, foi um dos oito pioneiros da APL, ocupante da cadeira 7.

Professor da Universidade Católica e da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco, ex-procurador Geral do Estado, Silvio Neves Baptista é ex-presidente da Sociedade Pernambucana Eça de Queiroz e ex-presidente do Instituto Brasileiro de Direito da Família – IBDFAM em Pernambuco. Recentemente foi agraciado com a Medalha de Honra ao Mérito da Escola Superior de Magistratura de Pernambuco – Esmape.