Professor português abre a IV Semana de Arquitetura e Urbanismo

IMG_3315

Teve início segunda-feira (23) a IV Semana de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pernambuco, evento semestral que dá boas-vindas aos alunos do curso oferecendo uma variedade de palestras e oficinas. O destaque deste primeiro dia foi a palestra ministrada pelo professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, André Tavares, intitulada Joaquim Cardozo: O perfil do criador sem medo.

As professoras Andrea Câmara e Clarissa Duarte foram as responsáveis pela abertura desta edição do evento, com a apresentação do Plano Centro Cidadão, que faz parte de um convênio firmado entre a Unicap e a Prefeitura do Recife. O plano foi concebido originalmente em 2007, na forma de uma proposta apresentada para a Bienal Internacional de Arquitetura, em São Paulo, que tratava da requalificação dos espaços urbanos no entorno de universidades. Entre as 86 universidades inscritas, a proposta dos alunos da Católica, que foram assessorados pelos professores, foi uma das 12 escolhidas para apresentação. Apenas em 2014, na gestão do atual prefeito, o convênio foi assinado, tendo agora como objetivo estudos e pesquisas para melhorias na área do centro expandido do Recife. O lançamento público do convênio ainda vai acontecer.

Após a apresentação do Plano, foi a vez da palestra do professor André Tavares. Tendo por base o livro escrito por ele, Novela Bufa do Ufanismo em Concreto, o professor fez um panorama do momento social e cultural que levou ao desenvolvimento da arquitetura moderna brasileira, para então chegar em Joaquim Cardozo, importante colaborador desta arquitetura. O poeta e engenheiro civil pernambucano inovou, junto ao parceiro, Oscar Niemeyer, na utilização do concreto armado (como são chamadas as estruturas de concreto que possuem barras de aço em seu interior), inovação que utilizou na construção de Brasília.

Ao final, foi aberto o espaço para as dúvidas do público.