Professor Natanael Sarmento lança o livro “As aventuras do Soldado Zé de Bia”

Prof_Natanael_Sarmento

O professor do curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco, Natanael Sarmento, lançará nesta quinta-feira, dia 19, na Livraria SBS Internacional, no térreo do bloco A da Católica, seu mais novo livro, pela Editora Chiado, intitulado: “As aventuras do Soldado Zé de Bia”. Na ocasião, haverá a participação especial da artista e professora da Unicap Haydée Camelo e convidado.

Capa_aventuras4As Aventuras do Soldado Zé de Bia são façanhas inverossímeis do jovem José Ribeiro da Silva, saído da Zona Rural do Nordeste brasileiro para lutar na Europa, durante 2ª Guerra Mundial. Zé de Bia é dispensado do serviço militar, porém, se torna protagonista de façanhas extraordinárias, nas cartas endereçadas à genitora…  Entre os primeiros brasileiros a desembarcar, em solo italiano e participar da célebre batalha de Monte Castelo. Condecorado, por bravura, destaca-se, para o serviço de espionagem, na Alemanha. Faz contato com a resistência e participa do cerco de Berlim, sob o comando do general Zhurkov. Sua silhueta circula o mundo, na famosa fotografia dos soldados soviéticos, com a bandeira Vermelha, no teto do Reischtag. O soldado apresenta versão própria, para o destino do füher Adolf Hitler, no final da guerra…

“Mas, não será esse soldado o típico amarelinho nordestino, personagem pilantra e amoral, um Macunaíma, de Mário de Andrade, que por razões históricas e antropológicas lembra mais o João Grilo, do Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna?” Questiona Sarmento.

Sobre o autor

Natanael Sarmento É Professor Titular da Universidade Católica de Pernambuco e membro do Conselho do Departamento de Ciências Jurídicas. Pesquisador e Coordenador da Linha Três do Grupo “Estudos Transdisciplinares em História Social” do Curso de História da UNICAP.

Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1998). Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (1978). Pós Graduado lato sensu, em Direito, pela Escola Superior da Magistratura de Pernambuco (1995) e pela AVM – Faculdade Integrada Rio de Janeiro (2012). Especializado em Direito Civil, Cidadania, História do Direito.

Tem Publicados diversos livros acadêmicos e ficcionais: Roteiro Sistemático de Direito Civil ( Nossa Livraria, Recife: 2002); Notas de Direito Civil (São Paulo: Harbra: 2004). Como Prometeu (Recife: 1976), Dois Dedos de Prosa e Verso (Recife: 1983), Breve História da Nova Lusitânia (Recife, Bagaço:1999), Perfume de Gardênia (Recife, Bagaço:2005); O Hipopótamo (Recife: FASA, 2009), Pescadores de Águas Turvas (Recife, Bagaço:2011); As Aventuras do Soldado Zé de Bia, a mais recente produção do autor (Lisboa: Chiado,2014).