Professor italiano ministra palestra sobre carta apostólica do Papa Bento XVI

Fotos: Rafael Sabóia

O que a Igreja Católica tem a dizer aos seus fiéis? Quais as preocupações que tangem o Papa? Qual o futuro da fé no mundo? Como dialogar de forma clara e objetiva com fiéis cristãos de todo o mundo? Quais as respostas esperadas pela Igreja?

É procurando entender melhor essas questões que regem a religião com maior número de devotos pelo mundo, que a Universidade Católica de Pernambuco, através do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), por meio da coordenação do Curso de Teologia, trouxe ao Recife, na manhã de terça-feira, (13), o professor Riccardo Burigama, do Instituto de Estudos Ecumênicos de San Bernadino, localizado em Veneza, Itália.

Burigama veio até  capital pernambucana para ministrar palestra sobre a “Carta Porta Fidei”, do latim, “Porta da Fé”, escrita pelo Papa Bento XVI, voltada para o diálogo ecumênico entre todas as igrejas cristãs.

O coordenador do curso de história, prof. Luiz Carlos, faz a tradução simultânea do evento

A exposição foi toda apresentada em italiano, com tradução simultânea do coordenador do curso de História da Unicap, professor Luiz Carlos Luz Marques. Estiveram presentes professores e alunos do curso de Teologia da Católica e convidados. “Aproveitamos que Burigama estava na Universidade, para a princípio dar uma palestra para os alunos do Mestrado em Ciências da Religião e pedimos a ele que também fizesse uma palestra para os nossos alunos do curso de Teologia”, explica o coordenador do curso, Prof. Dr. Cláudio Vianney.

Antes da palestra do professor italiano, o coordenador do curso de História fez uma pequena apresentação biográfica do palestrante.Comentou desde a formação acadêmica de Burigama até a sua vida como docente e sobre os estudos que já foram realizados por ele e os que ainda estão em andamento. O professor Luiz Carlos, também deu as boas-vindas ao professor italiano e conluiu dizendo que “a Veneza brasileira, recebe com alegria a Veneza italiana”.

De forma bem-humorada, Riccardo Burigama começou a sua participação dizendo que, quando voltasse para a Itália, iria dizer que “a Recife brasileira mandou os cumprimentos a Recife italiana”.

Apesar de Burigama ter se apresentado falando em italiano, por respeito ao idioma falado no Brasil, o professor expôs as explicações sobre a carta Porta da Fé, do Papa Bento XVI, com slides em português, incluindo trechos da carta também traduzidos para o nosso idioma.

A carta, explicou o professor, é um documento destinado aos católicos, na qual o Papa Bento XVI expõe o seu desejo de fazer com que os fiéis tenham mais interesse em voltar às suas raízes católicas. O texto papal serve para que o seguidores da religião possam se envolver mais com a fé e compreender melhor o que a Igreja tem a oferecer a eles.

O objetivo do documento também é o de fazer com que, através do diálogo entre o Papa e os cristãos, o número de pessoas que deixam a religião católica e o número de divórcios diminuam. Na carta também é exposto o texto chamado pelo papa de “Ano da Fé”, que vai de 11 de outubro de 2013 a 23 de novembro de 2013. Esta última data, fazendo referência à festa de Cristo Rei. “Devemos entender a Carta Porta Fidei não somente como um texto voltado à tradição de fé dentro da Igreja, como um ato ecumênico, intrarreligioso, mas uma mensagem voltada para o mundo exterior e que aproxime mais os católicos da casa de Deus”, explica Riccardo Burigama.

O professor também explicou sobre o que a carta fala a respeito da missão da Igreja no mundo, dentro da eucaristia, no catecismo, caridade e a fé na história. Também fez um comparativo das teses defendidas no texto pelo Papa Bento XVI, com o que havia sido escrito no mesmo documento anteriormente, pelos Papas João Paulo II e Paulo VI. Para tal explicação, Burigama usou como base três tópicos – Nova evangelização; Vaticano II e Catecismo.

Após as exposições do professor sobre a Carta Porta da Fé, foi aberto um debate com o público, para discussões sobre o que foi dito naquela manhã. Riccardo Burigama ainda ressaltou que os estudos a respeito da carta vão continuar e que nada ainda está concluído. Burigama lembrou que, em resumo, a carta reflete a preocupação do pontífice em saber qual será o futuro da Igreja, observando como o mundo está agora e como ele irá ser daqui a alguns anos.

Para concluir a sua palestra, Riccardo Burigama apresentou o site oficial do Vaticano, onde a carta do Papa está disponível em dez idiomas diferentes, incluindo o português.Os interessados em ter acesso ao documento na íntegra devem acessar a homepage do Vaticano, com o endereço eletrônico – www.vatican.va