Professor e alunos de Ciência da Computação criam app que avalia a qualidade da merenda escolar

Eduardo, Davi e Prof. Antonio

Um trabalho feito para uma disciplina do curso de Ciência da Computação da Unicap pode revolucionar a fiscalização em torno da qualidade da merenda escolar oferecida pela rede pública. A ideia surgiu na turma do 7° período durante as aulas de Tópicos Avançados da Computação.

A equipe formada pelos alunos Eduardo Porto, Marcos Antônio Barbosa Filho e Davi Queiroz foi orientada pelo professor Antônio Luiz Cavalcanti. Eles criaram uma ferramenta na qual o cidadão vai poder fazer a avaliação sobre a comida que é oferecida nas escolas públicas. O professor Antônio explica que a iniciativa não visa obter financiamentos do poder público.

“Não temos vínculo com partidos políticos ou governos. A ideia é que o gestor público receba os relatórios com as avaliações dos usuários com três meses de antecedência para que faça as melhorias pertinentes. O nosso objetivo não é promover nem desmerecer as gestões e sim buscar melhorar a merenda.” Ainda de acordo com o professor Antônio, o aplicativo faz parte de um portal maior de serviços no qual o cidadão vai poder expressar suas opiniões.

Ainda em fase de finalização, a equipe planeja apresentar o app Minha Merenda (nome provisório) à Secretaria de Educação da Prefeitura da Cidade do Recife, já no próximo mês de fevereiro. “O aplicativo ainda não está 100% terminado, estamos na fase de desenvolvimento. Fiquei responsável pela parte do servidor e armazenamento das informações”, detalha Eduardo.

“O aplicativo levanta informações referentes aos fornecedores, distribuição até a maneira como é servida a merenda. Não há nenhuma ferramenta que possa dar um feedback sobre esse processo. O nosso foco é identificar onde estão os possíveis problemas”, comenta Marcos Antônio  que ficou responsável pelo desenvolvimento mobile  do aplicativo. Ainda segundo ele, o app vai rodar inicialmente no sistema operacional Android.