Professor do curso de Filosofia vai participar de colóquio internacional em Santa Catarina
|O Prof. Dr. João Tude de Melo Neto, do curso de Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco, vai participar do I Colóquio Internacional A Filosofia de Nietzsche e a Teoria Política: Abordagens Contemporâneas, que será realizado de amanhã (12) a quinta-feira (14) na Universidade Federal de Santa Catarina. Sua apresentação está programada para a quarta-feira (13). Ele fará uma análise da relação entre Nietzsche e o contratualismo moderno.
O encontro será promovido pelo Grupo de Estudos Nietzsche e a Teoria Política (GENTP-UFSC) em conjunto com o Grupo de Estudos Nietzsche (GEN, USP) e o Grupo Bio-GRAFIA Nietzsche (UFSC) e contará com a participação de pesquisadores e pós-graduandos de vários estados do Brasil, além de conferencistas internacionais.
O evento será uma oportunidade para o intercâmbio entre estudiosos das áreas de filosofia e teoria política em torno do pensamento de Friedrich Nietzsche e de seus usos na teoria política contemporânea. O debate acadêmico em torno de “Nietzsche e a política” tem obtido relevância crescente, tanto no campo dos estudos sobre a filosofia de Nietzsche, quanto entre teóricos políticos que se apropriam do pensamento do filósofo alemão e o mobilizam nas suas próprias reflexões sobre problemas morais e políticos contemporâneos.
O professor João Tude de Melo Neto faz parte do Grupo de Estudos Nietzsche (GEN, USP), considerado o mais atuante no Brasil no que diz respeito ao estudo e reflexão acerca da filosofia de Nietzsche.