Professor de Teologia da Católica lança livro sobre as novas faces da humildade para o mundo atual

Padre-Alfredo-2

O professor do curso de Teologia da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Alfredo Sampaio Costa, lança nesta terça-feira, dia 15 de março, o livro “Solidários, obedientes e amorosos: Novas faces da humildade para o mundo atual”, às 16h30, na Biblioteca Central da Unicap.

O livro surgiu da experiência de 25 anos como sacerdote. O autor percebeu que muitas pessoas se afastavam da religião porque viam que era algo muito individualista. O objetivo era mostrar, por meio do livro, que ser cristão não é ficar fechado em nosso mundo, mas se abrir para os outros. Segundo o autor, a virtude da humildade sempre foi entendida como algo muito pessoal. Acha-se que a pessoa humilde é a que aceita tudo e, na verdade, não é isso. “A humildade é a virtude que faz com que a gente se abra para o outro e seja, exatamente, solidário, obediente e amoroso”, afirma Padre Alfredo Costa.

“A minha tentativa é de mostrar como, hoje no mundo, a gente, para viver o cristianismo, tem que viver essas três palavras: ser solidário, obediente a Deus e amoroso no trato com o outro. Então, implica uma vivência da caridade no concreto da vida e considerar sempre o outro como aquela prioridade, assim como o Papa Francisco tem insistido que a Igreja seja uma Igreja Samaritana, que vai ao encontro daquele que está caído, que não fique fechada nos seus templos e na sua doutrina, mas procure incluir todas as pessoas”, enfatiza o autor.

De acordo com Padre Alfredo, “o livro percorre a filosofia antiga, passa pela Bíblia, toda a tradição cristã e a filosofia moderna e mostra como esse tema vem sendo tratado. Cada capítulo é feito de forma a dialogar com o leitor. Então, a pessoa se apropria do conhecimento, mas ela questiona a própria vida dela, como é que aquilo reflete na vida dela. É um livro muito interessante porque a pessoa que lê, se vê autoimplicada naquilo. Ela tem que colocar em prática e essa é a verdadeira espiritualidade cristã, que quer levar a pessoa a um compromisso com o próximo.”

O jesuíta Alfredo Sampaio Costa é doutor em Teologia Espiritual pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, onde lecionou Espiritualidade por vários anos. Foi professor de Teologia da PUC-Rio e atualmente é professor de Teologia da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), onde atua, também, no Instituto Humanitas Unicap. Foi membro do Centro Inaciano de Espiritualidade da Companhia de Jesus e diretor da Revista Espiritualidade Itaici, por vários anos. Possui várias publicações em revistas especializadas em espiritualidade e teologia.