Professor de Jornalismo fará Pós-doutorado na Inglaterra

Alexandre 2O curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco está prestes a ter o seu primeiro Pós-doutor. O professor Alexandre Figueirôa está de malas prontas rumo à Inglaterra. Ele fará o Pós-doutorado na School of Arts & Communication Design da Universidade de Reading.

Alexandre irá desenvolver uma pesquisa sobre a recepção do cinema brasileiro pós Retomada e sua inserção nas novas cartografias do cinema mundial no Departament of Film, Theatre and Television da instituição inglesa.

“O estudo busca ver como o cinema brasileiro contemporâneo estabelece relações com o que hoje chamamos de World Cinema ou cinemas transnacionais, a partir de seus temas e estéticas que incorporam questões cosmopolitas e novos olhares sobre o local e o universal”, explicou Figueirôa.

A supervisão da pesquisa é da professora Lucia Nagib. Ela é assessora de Relações Internacionais da Reading University e já foi docente da University of Leeds e da Universidade de Campinas.

Lattes – Figueiroa é ex-aluno de Jornalismo da Unicap (1984) com mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (1990) e Doutorado em Études Cinématographiques et Audiovisuels – Université de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (1999).

Além de professor adjunto do curso de Jornalismo, Figueirôa é coordenador da especialização em Estudos Cinematográficos da Católica; Integrante da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual – Socine; da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom; e líder do grupo de pesquisa Mídia e Cultura Contemporânea também da Unicap.