Professor de História vai defender tese na Universidade Federal de Uberlândia

O professor Walter Valdevino do Amaral, do curso de História, vai defender a sua tese “Purificando corpos e normatizando mentes: mulheres católicas e Imprensa no Brasil e em Portugal, 1937 a 1945”, no dia 19 de março, na Universidade Federal de Uberlândia. Farão parte da banca a Profª Drª Vera Lúcia Puga (orientadora), a Profª Drª Maria Clara Tomaz Machado (UFU), a Profª Drª Mara Regina do Nascimento (UFU), o Prof Dr Miguel Rodrigues de Souza Neto (UFMS) e a Profª Drª Isabel Drummond Braga (Universidade de Lisboa).

A tese teve por objetivo analisar a participação na imprensa escrita das jovens que faziam parte da Pia União das Filhas de Maria e da Mocidade Portuguesa Feminina durante os anos compreendidos entre 1937 a 1945, período que tanto aqui no Brasil com em Portugal, é comumente denominado de Estado Novo. Aquele contexto foi marcado pela concentração do poder nas figuras dos presidentes Getúlio Dorneles Vargas e António de Oliveira Salazar, respectivamente, que alteraram profundamente as esferas políticas, econômicas, sociais, culturais e religiosas, nos dois países. “Acreditamos que a análise da atuação das mulheres que faziam parte dessas duas associações interessa à História, pelo fato de que suas sócias ao mesmo tempo em que defendiam e propagavam estruturas conservadoras como a família, a pátria e a religião, também se destacaram por conquistarem seus espaços na imprensa local”, explica o professor Walter.

Na pesquisa, ele procurou estabelecer uma relação entre o particular (as associações) e o geral (a política e a sociedade). Para isso, priorizamos documentos específicos da Pia União das Filhas de Maria e da Mocidade Feminina Portuguesa, bem como, os periódicos produzidos por elas: “Maria: Revista das Congregações Marianas” e “Mocidade Feminina Portuguesa: boletim mensal”; que foram analisados a partir de procedimentos metodológicos propostos pela historiadora Tania Regina de Luca. Como referencial teórico, foram adotados os conceitos de dispositivo, disciplina e normalização, propostos pelo filósofo e historiador Michel Foucault. “Esses conceitos nos instrumentalizaram para uma melhor compreensão da constituição e formato de ambas as associações e dos periódicos que produziram”, frisa.

Ao final do trabalho, o doutorando chegou à conclusão de que a atuação dessas mulheres no campo da imprensa escrita representa uma conquista delas em um espaço predominantemente reservado aos homens, onde a presença feminina era discriminada e até mesmo negada. “Mas que, por se enquadrarem ou estrategicamente se deixarem ser enquadradas, passaram a exercer um lugar de destaque na reprodução, propagação e defesa das ideologias propostas pelo Estado Novo, brasileiro e português”, ressalta.