Professor de Filosofia ministrará aula na USP

O professor do curso de Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco João Evangelista Tude de Melo Neto vai ministrar uma aula, no dia 11 de abril, para os alunos da Pós-graduação (doutorado e mestrado) do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP).

Ele abordará o tema que foi a questão central da sua tese “A relação entre eterno retorno, transvaloração dos valores e a noção de trágico no contexto da filosofia de Nietzsche”. A aula está inserida no contexto da disciplina ministrada pela Profª Drª Scarlett Marton, por quem foi convidado.

Abaixo o programa completo da disciplina:

HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA
(Nietzsche, Cosmologia e Genealogia)

Programa de Pós-graduação em Filosofia da USP
I. Objetivo
O propósito geral do curso consiste em examinar a estreita relação entre a nova concepção de mundo proposta por Nietzsche em suas reflexões cosmológicas e a radical crítica dos valores por ele empreendida. Refazendo o percurso de seus textos, conta-se analisar como o filósofo chega a elaborar o conceito de vontade de potência, a teoria das forças e a doutrina do eterno retorno do mesmo, ao mesmo tempo que introduz a noção de valor e inaugura o procedimento genealógico.
II. Conteúdo
01. A constituição cosmológica: vontade de potência e pluralidade de forças
02. A doutrina do eterno retorno do mesmo.
03. Espaço, tempo e vir-a-ser
04. Perspectivismo, experimentalismo e pragmatismo.
05. O problema da verdade na teoria do conhecimento.
06. O procedimento genealógico e a noção de valor.
07. O ser humano como configuração fisiopsicológica.
08. Uma nova antropologia: a noção de além-do-homem
O9. A transvaloração de todos os valores.
10. A afirmação dionisíaca do mundo