Professor da Unicap participa de pesquisa internacional sobre liberdade de expressão
|O professor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) Juliano Domingues coordena no Brasil pesquisa internacional sobre liberdade de expressão e de imprensa na América Latina. A investigação é fruto de uma parceria entre a Sociedad Interamericana de Prensa (SIP) e a Universidad Católica Andrés Bello (UCAB), da Venezuela.
O trabalho dará origem ao “Índice Chapultepec de Libertad de Expresión y de Prensa en las Américas de la Sociedad Interamericana de Prensa”. Ao todo, 21 pesquisadores da América do Norte, América do Sul e Caribe estão envolvidos na coleta e sistematização dos dados.
“O índice é composto, basicamente, a partir do monitoramento da ação institucional dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário de cada país pesquisado que venha afetar a liberdade de imprensa e de expressão, e da percepção de jornalistas e estudiosos entrevistados sobre esse assunto”, explicou o professor Juliano Domingues.
O nome do professor da Unicap foi sugerido aos coordenadores gerais da pesquisa pelo chefe do Departamento de Comunicação da Universidade de Tulane (EUA), o professor Mauro Porto, onde Domingues esteve como pesquisador visitante Fulbright no ano passado. “O convite é, sem dúvida, um reconhecimento ao trabalho de pesquisa que desenvolvemos aqui na Católica. Além disso, abre possibilidades para, a partir desse contato com outras instituições, desenvolvermos mais parcerias internacionais em pesquisa”, comentou.
Os dados referentes a 2018-2019 já foram coletados e estão sendo sistematizados pelos pesquisadores da Universidad Católica Andrés Bello (UCAB). A pesquisa deve durar, ao menos, três anos, mas os resultados referentes a cada ano devem ser divulgados regularmente, ao fim de cada período.
Juliano Domingues é professor do curso de Jornalismo e coordenador do Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas da Unicap, além de professor do módulo Mídia e Política da Especialização em Ciência Política. Jornalista (Unicap), cientista social (UFPE), mestre e doutor em Ciência Política (UFPE), com pós-doutorado em Comunicação (UFBA) e em Comunicação Política (AkronU, EUA), Domingues se dedica à pesquisa sobre a relação entre Mídia e Democracia.