Professor da Fundação Fé e Alegria em Pernambuco tem artigos aprovados em congressos

O professor de química da Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya) e aluno da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) Liderlanio Araújo teve artigos aprovados em congressos nacionais.  O “Reações e transformações no ensino de química: diálogo entre os processos químicos e o cotidiano dos estudantes” foi apresentado no 10º SIMPEQUI, realizado no Centro de Eventos do Hotel Blue Tree Towers Rio Poty, em Ilhotas, Teresina, Piauí.

Liderlanio contou que ele pôde verificar que todos os participantes do evento observaram o pôster e perguntaram muito sobre o trabalho. “Notei que a maioria do pessoal não tinha o conhecimento da Fundação Fé e Alegria. Foi gratificante apresentar o trabalho, uma vez que discuti com os participantes acerca dos avanços do ensino da química, além de discutir possíveis soluções para o melhoramento da mesma”, contou. Ressaltou que percebeu que o trabalho valeu a pena, quando estava apresentado e viu que todos, apesar de já serem químicos, se encantaram diante da explicação acerca dos experimentos que foram apresentados para os alunos da pesquisa do trabalho.

Já o “Reagindo com a química na formação docente” será apresentado nos dias 18 e 19 de outubro na 32º EDEQ – Saberes Docentes: Memórias, narrativas e práticas, na UFRGS, em Porto Alegre – RS. “Fico feliz em ter mais um trabalho aprovado, principalmente este que foi um artigo completo e que aborda a minha formação acadêmica na Unicap, em especial a formação que recebo por parte das professoras Lúcia Fernanda C. da Costa Leite e Graziela B. de Almeida, que buscam a cada dia me auxiliar na construção da minha aprendizagem, focando sempre nos processos de como pensar e repensar a minha formação e a minha atuação como estagiário de Química na Fundação Fé e Alegria”, frisa Liderlanio, que também acrescentou: “Dedico este trabalho a elas e também à professora Alexandra Amorim Salgueiro, pois foi com ela que escrevi no ano passado o meu primeiro artigo”.

O “Ensino de química: reagindo na construção da prática docente” também foi aprovado no VI Colóquio Internacional – Educação e Contemporaneidade”, que será realizado em São Cristóvão – SE do dia 20 a 22 de setembro.  Neste artigo  Liderlanio retrata a sua experiência como educador que busca sempre inovar as aulas, apresentando metodologias diferenciadas para atrair os estudantes para o universo do ensino. “Uma vez que a maioria dos nossos estudantes não aprecia o ensino da química, com o desenvolver deste artigo pude observar que a experimentação chama a atenção dos mesmos em aprender esta ciência”, explicou.