Professor da Católica participa do 8º Congresso Internacional de Tecnologia na Educação

Professores do ensino infantil têm como um dos maiores obstáculos para o relacionamento com seus alunos a falta de limites das crianças. O fato atormenta não apenas os educadores, mas os próprios familares. O problema tem sido tema de estudos sobre educação na infância e nutre os pesquisadores de novas visões.

O artigo “Ouvindo e narrando contos de fadas: a importância do simbólico frente à questão dos limites dentro e fora dos muros da escola”, de autoria do professor do curso de Psicologia da Universidade Católica de Pernambuco Carlos Brito, foi aprovado para o 8º Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Promovido pelo Sapiens, o evento está previsto para acontecer nos dias 8 e 9 de setembro, no Centro de Convenções, localizado em Olinda, e conta com a participação de educadores de todo o mundo.

Essa é a quarta vez que o professor Carlos Brito participa do congresso. O trabalho é fruto de reflexões do docente com seus alunos durante as aulas da disciplina Psicologia na Escola. O estudo ressalta a importância dos valores disseminados pelos contos de fadas como fonte de resgate de uma época onde a criança era provida de respeito na sua formação pessoal, e a infância era mais harmoniosa. Uma das justificas é que as obras contêm sentimentos e situações comuns à realidade humana, tratados de forma peculiar e deixando espaço para o imaginário. A ansiedade é um dos pontos tocados pelo psicólogo.

Segundo o professor, as escolas estão voltando a incluir a literatura infantil como material de sala de aula. No artigo, o psicólogo cita frequentes situações que amedrontam um enorme contingente de pais e crianças, como brigas, intolerância e o fenômeno bullying. Diante da realidade, o pesquisador destaca que a leitura das obras literárias direcionadas ao público infantil não pode se restringir aos ambientes escolares, mas devem ser utilizadas “dentro e fora dos muros da escola”.

Além de professor adjunto de Psicologia, Carlos Brito é fonoaudiólogo, terapeuta de crianças e adolescentes, mestre em Linguagem pela PUC-SP e pesquisador do Laboratório de Psicologia Clínica Fenomenológica Existencial (Laclife) da Católica.