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Professor da Católica participa de Seminário de Educomunicação em Cuba

Luca_Cuba (2)O professor do curso de Jogos Digitais da Universidade Católica de Pernambuco Luca Pacheco participou do IV Seminário de Educomunicação que aconteceu na cidade de Havana, Cuba, entre os dias 3 e 8 de maio.

Com o tema “La Educomunicación como estrategia de encuentro que forma y transforma personas, contextos, escenarios”, o seminário foi um marco no desenvolvimento de um programa interinstitucional que se iniciou no ano de 2014 com o apoio de três instituições, o Conselho Episcopal Latinoamericano – CELAM, a Associação Católica de Comunicação – SIGNIS, e as Filhas de Maria Auxiliadora – FMA, num processo colaborativo que envolveu três seminários presenciais e um trabalho virtual em reuniões periódicas através da plataforma Episcopo.

Participaram do seminário pesquisadores e educomunicadores da Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Guatemala, Peru e Uruguai, que fazem parte do comitê organizador do Programa “La articulación de la educomunicación en el desarrollo solidario e integral de la niñez y la adolescencia latinoamericana y caribeña”. Foram convidados o presidente mundial da SIGNIS e presidente da SIGNIS Cuba, Gustavo Andújar, o presidente da SIGNIS Havana e especialista em capacitação de cinema, Jorge Villa, o presidente da SIGNIS República Dominicana, Nicanor Leiva, e a responsável pela Rede El Universo Audiovisual de la Niñez Latinoamericana y Caribeña – Rede UNIAL, Eileen Zanabria.

O seminário propiciou um espaço crítico de reflexão em torno do caminho percorrido pelo programa e permitiu identificar os processos formativos desenvolvidos e definir as linhas prospectivas da segunda etapa do projeto que visa uma aproximação aos diversos cenários, experiências e contextos educomunicativos latino-americanos e caribenhos. Durante o encontro, a comissão realizou uma análise reflexiva sobre as experiências vividas na primeira etapa do programa e identificou os processos formativos propiciados neste caminho. Também foram avaliados os avanços na elaboração de um portal latino-americano e caribenho de educomunicação e foram definidas estratégias de sustentabilidade que permitirão a atualização e animação permanente deste espaço virtual.

Os pesquisadores trabalharam em um documento de estudo que recolherá o avanço teórico do programa para enriquecê-lo e continuar um processo de sistematização. Foram elaborados os passos para a segunda etapa do programa e eventuais prospectivas para o futuro que visa oferecer elementos teórico-metodológicos para subsidiar programas de formação em educomunicação.

A partir da experiência colaborativa dos participantes, o seminário favoreceu a integração e a busca de caminhos comuns na ótica educomunicativa, valorizando a diversidade de aportes e enriquecendo o programa com a própria experiência de vida e especialização. Através da reflexão, partilha e análise foram construídos os argumentos que deram forma ao marco conceitual que sustenta o programa e promove o desenvolvimento de uma proposta formativa metodológica que valoriza a comunicação, a escuta e a construção de ecossistemas educomunicacionais.

Nos processos inerentes ao programa se geraram novas redes comunicativas que implicam instituições e pessoas que procuram envolver outros parceiros em propostas que se constroem a partir da contribuição de todos com mentalidade de troca e respeito aos ritmos de crescimento de cada um.

O seminário foi também uma grande oportunidade de recolher experiências educomunicativas de alguns cenários caribenhos de Cuba e da República Dominicana. Estas e outras experiências latino-americanas e caribenhas de educomunicação serão disponibilizadas no portal em construção.

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