Professor da Católica defende em tese de doutorado nova interpretação sobre a influência dos portugueses na economia do Recife

Prof. Luis Carvalheira (direita), acompanhado de seu orientador, o Prof. Costa Leite da Universidade de Aveiro, Portugal

O professor Luís Carvalheira de Mendonça, mestre em Administração, professor do curso de Administração da Universidade Católica de Pernambuco e consultor na área de história de empresas, obteve o título de doutor pela Universidade de Aveiro, defendendo a tese “O Empreendedorismo Português na Cidade do Recife na Primeira Metade do Século XX”,  no dia 21 de junho de 2010, na cidade de Aveiro, Portugal.

A pesquisa, através de uma imersão histórica aliada com ferramentas de análise de perfil e comportamento empreendedor atuais, inclusive do recente tema do empreendedorismo étnico, identifica os empreendedores portugueses que vieram para o Recife no período de 1900 a 1950, suas atividades em padarias, restaurantes, armazéns de varejo, cinemas, lojas de tecidos e roupas, guarda-chuvas, cigarros e cafés. Além disso, indica como, por que e em que áreas eles mais se destacaram na economia local. O texto discute ainda a atuação deles como um grupo étnico que se articula entre si para vencer e superar as dificuldades de serem imigrantes no Brasil.

Com apoio em dados de raríssima preciosidade e de imagens do período, o professor doutor Luís Carvalheira de Mendonça conseguiu descobrir que apenas 1,56% dos imigrantes portugueses do Brasil ficaram no Nordeste, entretanto, destaca em capítulo específico “como tão poucos foram tão influentes?”

A tese, recém-aprovada na Universidade de Aveiro pelos seis membros da banca, é uma releitura da presença lusitana na economia de Pernambuco e lhe valeu também a obtenção do prêmio literário de ensaio concedido pela Prefeitura da Cidade do Recife, outorgado em abril.

O professor Carvalheira de Mendonça dedica-se há mais de uma década a consultorias e pesquisas históricas de empreendimentos de sucesso no estado, com publicações de livros sobre empresas já consolidadas na economia pernambucana, tais como: Grupo Petribu, Imip 40 Anos, Sociedade de Pediatria de Pernambuco, Federação das Indústrias de Pernambuco- Fiepe 65 anos, além de dois livros editados pelo Sebrae, narrando o sucesso de empreendedores de pequenas e médias empresas.  A história de Porto de Galinhas também representa uma de suas obras mais vendidas nas livrarias. Nesse sentido, a tese é mais um produto de seu foco de atenção sobre a história dos negócios em Pernambuco, desta vez sobre a atividade comercial. Até abril do próximo ano a sua tese deverá ser transformada em livro.