Professor da Católica analisa em livro a obra de Michel Foucault

O professor João Freitas de Castro Chaves, do curso de Direito da Unicap, lançou nesta segunda-feira (30) o livro O problema do Direito em Michel Foucault- entre imagens jurídicas e a proposta de um Direito novo. O livro surgiu a partir da tese de mestrado do autor, defendida em 2006, que aborda o filósofo francês, falecido em 1984, cujas ideias são utilizadas para fazer uma crítica ao próprio Direito.

O auditório G1 da Católica estava repleto de estudantes, professores e amigos do professor João Chaves, que dá aulas na Universidade há quatro anos. O professor Marcelo Labanca deu início à sessão frisando a competência profissional do colega. “Entre  nós, falar de João Chaves dispensa comentários, em função do seu grande reconhecimento”,  disse. Ele também ressaltou que no meio de um mercado editorial na área do Direito, atualmente tão voltado para os concursos públicos, é importante valorizar as obras de pernambucanos que se dediquem ao estudo desse campo.

A ideia para se estudar a obra de Foucault surgiu em 2003 quando João Chaves ainda era aluno da graduação. Apesar do interesse, Foucault não foi o tema de seu trabalho de conclusão de curso, que abordou a questão do sigilo bancário e direito tributário.

João Chaves achava diferente o modo como Foucault abordava o Direito. A partir de leituras da obra foucaultiana, ele passou a questionar a forma como suas ideias eram abordadas. “Ou estou lendo errado, ou alguma coisa ainda deve ser dita sobre Foucault”, pensava o professor.

Entre os textos lidos estão Vigiar e punir, História da loucura na idade clássica e Arqueologia do saber. João Chaves chegou a dizer que pela forma como desenvolvia suas ideias, aplicáveis a diversos ramos do conhecimento, Foucault se aproxima de Paulo de Tarso, pregador cuja oratória difundiu o cristianismo pelo mundo grego.

Além de divulgar o pensamento de Foucault através do livro, o professor deseja discutir as leituras que se fazem sobre o filósofo, pois às vezes haveria uma leitura de “oba, oba”, sem profundidade na análise. “O que é ser foucaultiano? É falar dele? É defendê-lo? Ser foucaultiano é se interessar pelo autor sem medo de apontar algumas incompletudes.

Despedida

Ao final da apresentação sobre o livro, o professor João Chaves revelou aos estudantes que estará se ausentando da Católica nas próximas semanas, devido a compromissos profissionais. Ele agradeceu aos colegas de universidade. Aos alunos declarou: “Eu não vivo sem vocês”.

Apesar do afastamento temporário, Chaves pretende voltar à Católica assim que seja possível. Ele ressaltou a qualidade e o bom ambiente de trabalho que a instituição proporciona.