Boletim Unicap

Problemas de saúde pública são discutidos em mesa-redonda no III Simcbio

Temas como Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), parasitoses e estresse foram debatidos nesta quinta-feira (26) no III Simpósio Nordestino de Ciências Biológicas (Simcbio). O primeiro a falar foi o médico e professor da Unicap, Edilson Alves, sobre a importância do combate às doenças sexualmente transmissíveis, assunto bastante atual e que cresce em níveis preocupantes. “Com o advento dos antibióticos, se pensou que essas doenças não afetariam mais a população. Hoje temos doenças que não conhecíamos há quarenta anos. Um exemplo disso é o vírus do HIV”. Para o professor, uma das saídas para a diminuição do contágio é a informação correta e a prevenção. “Muitos alunos meus pedem para se tratarem comigo, e eles são da área de saúde, têm bastante informação. Me preocupa quem não tem acesso a nenhum tipo de informação”.

A bióloga e doutoranda Isabele Alcoforado Ferreira, formada pela Unicap, discutiu o tema das parasitoses no simpósio. A professora destacou a falta de acesso de muitas pessoas ao diagnóstico correto, à prevenção e ao tratamento das doenças parasitárias em pleno século XXI. “É necessário um aumento das pesquisas para a diminuição dessas doenças e a conscientização está relacionada com a qualidade de vida das pessoas”.

A doutora em Ciências Biológicas Ana Paula Cassilhas finalizou a mesa-redonda falando do estresse como doença e um distúrbio entre corpo e mente. Ela ressaltou a qualidade de vida como forma de articulação equilibrada de uma série de atividades cotidianas. “Somente assim, o estresse pode ser combatido”, enfatizou.

Após o debate, foi aberta uma sessão de pergunta aos professores.

Mais informações em http://www.unicap.br/simcbio

print

Compartilhe:
2 Comments

Deixe um comentário