Pró-reitora Acadêmica e coordenador de Jornalismo participarão do Pensacom 2015

A Pró-reitora Acadêmica, Prof.ª Drª Aline Grego, e o coordenador do curso de Jornalismo da Unicap, Prof. Dr. Juliano Domingues, estão entre os pesquisadores que irão participar da II Conferência do Pensamento Comunicacional Brasileiro (Pensacom 2015), que será realizado entre os dias 16 e 18 de novembro, no campus Rudge Ramos da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), em São Bernardo do Campo. O evento científico é realizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) em parceria com a Umesp.

Aline vai participar como comentarista do painel Fundação e Consolidação do Campo Comunicacional no Brasil, que faz parte do XIX Colóquio Internacional da Escola Latinoamericana de Comunicação (Celacom).

Juliano irá participar do Fórum Intercom.Saber, que irá inaugurar o Portal dos Brasilianistas da Comunicação resultante de parceria entre a Umesp e a Intercom para implementar o Colégio dos Brasilianistas da Comunicação. Ele é um dos supervisores acadêmicos do projeto que apresentará produtos hipertextuais.

O Pensacom 2015 reúne pesquisadores, professores e alunos que trabalham com comunicação, no Brasil e em outros países, especialmente os latino-americanos. As inscrições podem ser feitas no site da Intercom.

A temática Brasil. História da Comunicação. Conquistas, Impasses, Desafios foi pensada para proporcionar uma reflexão ampla sobre a comunicação brasileira, sob um tripé cronológico, passado, presente e futuro, e também, celebrar 20 anos do Doutorado em Comunicação da Umesp, fortalecido por iniciativas da Cátedra Unesco/Umesp de Comunicação.

Programação – A abertura do evento acontece no dia 16 de novembro com entrega da Medalha de Ouro do Centro Internacional de Estudos Superiores de Comunicação para a América Latina (Ciespal) ao decano das Ciências da Comunicação no Brasil, professor José Marques de Melo. Na sequência o evento acontece no auditório Sigma, além de outros eventos simultâneos, como lançamento de livros e o Fórum Intercom.Louvor.

O segundo dia (17) contará com atividades simultâneas, o X Sinacom (Simpósio Nacional de Ciências da Comunicação, e o Fórum Intercom.Saber onde será lançado o Portal dos Brasilianistas da Comunicação (PBC), criado em parceria pela Umesp e a Intercom. Ao final do dia, terá início o Ensicom 2015 – IV Seminário sobre o Ensino de Graduação em Comunicação Social.

No último dia (18), pela manhã, acontecerão as Oficinas Pedagógicas e Metodológicas, como Negritude Midíatica, promovida por Rosângela Malachias, e Como escrever, por Manoel Chaparro, entre outras. Na parte da tarde acontecerá a reunião dos grupos de trabalho (GT´s): História da Comunicação, Folkcomunicação, Comunicação e Saúde, Comunicação Eclesial, Comunicação e Economia, Comunicação e Política, Pensamento Comunicacional Latino Americano, Pensacom-Brasil, Intercom.Humor e Comunicação digital e tecnologias.

O evento contará ainda com a presença dos professores Francisco Sierra, Diretor-Geral do Ciespal; Esperanza Pinto, da Associação  Boliviana de Pesquisadores de  Comunicação; Cristian Aguilar, da Universidade Austral-Chile; Esmeralda Villegas, da Associação Latinoamericana de Investigadores da Comunicação; Antonio Hohlfeldt, da Pontifícia Universidade  Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS); Eduardo Meditsch, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Margarida M. K. Kunsch, Carlos Chaparro e Maria Aparecida Baccega, da Universidade de São Paulo (USP).

O QUE

II Conferência do Pensamento Comunicacional Brasileiro – Pensacom Brasil 2015