“O consumidor: perversão e discurso capitalista” é tema de simpósio no Colóquio sobre Metapsicologia da Perversão

psiDando continuidade ao primeiro dia do I Colóquio Internacional sobre Metapsicologia da Perversão, a programação da tarde desta segunda-feira (26) foi iniciada com o primeiro Simpósio do evento, abordando o tema: “O consumidor: perversão e discurso capitalista”. O encontro foi realizado no auditório G2 da Universidade sob coordenação da psicanalista e doutora em Psicologia pela Unicap Elizabete Regina Siqueira.

Compondo a mesa, estavam presentes: o Membro do Núcleo de Pesquisa da Escola de Psicanálise de Pernambuco Gustavo Andrade, a doutora em Psicologia pela Universidade de Barcelona Ilka Ferrari e o doutor e pesquisador em Psicologia Clínica Alexandre Lévy. Durante o colóquio, eles tiveram a oportunidade de debater seus trabalhos com o público.

Gustavo Andrade foi o primeiro a apresentar seu trabalho, tendo como tema: “Publicidade, consumo e endividamento: uma abordagem jurídica”. Após uma breve explanação e retrospectiva da crise econômica no Brasil e de como o fenômeno do endividamento chegou ao país, ele abordou questões que facilitam o consumidor a adquirir dívidas, utilizando a mídia como principal exemplo. A publicidade, segundo Gustavo, deve sofrer restrições principalmente quando está sendo dirigida ao público infanto-juvenil.´psi2

Em seguida, foi vez de Ilka Ferrari fazer suas pontuações a respeito do tema abordado no encontro. Ela apresentou ideias sobre o discurso capitalista segundo o psicanalista Jacques Lacan e destacou o status paradoxal do objeto em frente ao ser humano. Dando continuidade, Alexandre Lévy apresentou o seu trabalho, que tem como tema: “Práticas sociais das perversões: Modernidade do laço, organização e dilemas morais”. O psicólogo francês abordou tópicos como a estrutura perversa e a função central da fantasia. Em sua conclusão, afirmou que a prática social das perversões só é possível quando o sujeito procura agir no nome do outro, que é o meio mais utilizado no estabelecimento das relações sociais.

O Colóquio Internacional sobre Metapsicologia da Perversão continua nesta terça-feira (27). Confira a programação:

27.08.13
08h – Mesas-redondas
09h30 – Conferência 3 – O Laço Social Perverso
10h30 – Coffee Break (Sessão de Posters)
11h – Simpósio 3 – Demandas perversas da adoção
12h30 – Intervalo para almoço
14h30 – Simpósio 4 – A violência e o terror: os efeitos próprios à perversão?
16h – Coffee Break (Sessão de Posters)
16h30 – Simpósio 5 – Perversão, gênero e norma
18h – Conferência 4 – Arte e Transgressões
19h – Lançamento de livros