Alunas de Direito da Católica ficam com o 1º e 2º lugares no Exame da OAB
|O curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco está em festa. Duas alunas obtiveram as melhores notas no Exame da OAB. Elis Helena Leão de Sabóia tirou 10 na prova e ficou com o primeiro lugar. Como ainda é aluna do 9º período, não pode prestar o juramento, o que fará assim que concluir o curso. A honra coube, então, a Rayanne Alves de Lira, que teve média 9,8. Como já concluiu o curso, e obteve a segunda maior nota, ela prestou juramento nesta quarta-feira (04), no Centro de Convenções, em nome de todos os novos advogados de Pernambuco.
Elis e Rayanne estão radiantes com a conquista. Não é para menos. As notas que obtiveram no Exame da OAB são fruto de uma vida inteira de dedicação aos estudos. Embora reconheçam que o resultado que conseguiram tenha muito do esforço pessoal, elas dividem a conquista com a família e com os professores que tiveram ao longo da vida, sobretudo os do curso de Direito da Católica. Na opinião das duas, uma boa educação é a base de tudo.
Outros 270 alunos de Direito da Católica também foram aprovados no Exame da OAB. Esta é a maior quantidade de aprovados em números absolutos de uma Instituição de Ensino Superior em Pernambuco nesta edição do exame. Em termos percentuais, a Católica obteve 42,77% de aprovação, uma das maiores do estado.
Para a coordenadora do curso, Marília Montenegro, o curso de Direito da Universidade Católica agrega tradição e qualidade. “Estamos em diálogo constante com as novas demandas sociais para preparar os nossos alunos para a vida”, enfatiza. Marília lembrou que o que deve mover os alunos do curso de Direito é a busca incessante de uma sociedade mais justa.
Depois de prestar juramento e de comemorar muito a nota que obteve na OAB, Rayanne não quer saber de descanso. Já voltou a estudar para conseguir realizar o seu maior sonho no momento: ser aprovada num concurso público. Com notas sempre azuis e elogios dos professores, a nova advogada passou os cinco anos do curso estudando com afinco. Segundo sua mãe, a funcionária da Comissão de Aplicação do Vestibular (Coave) Eliane Maria Alves Lourenço da Silva, uma nota um pouco mais baixa a tirava do sério. Eliane ficou muito emocionada quando soube da nota da filha. “Eu esperava que ela fosse passar. Rayanne é muito aplicada. Mas quando vi a nota, fiquei muito mais feliz”, diz ela. Já Rayanne ressalta que “não faltou incentivo da minha mãe e da minha família nesse processo”. Para ela, o apoio da família foi fundamental para a sua conquista.
Formada no meio do ano, Rayanne, que foi aluna bolsista da Católica (um direito concedido pela Universidade aos filhos dos professores e funcionários), confessa que não esperava uma nota tão alta na avaliação da OAB. Para ela, os bons professores da Unicap foram fundamentais na aprovação.
ASSECOM – Você tem alguma dica pra quem está entrando no curso de Direito ?
RAYANNE ALVES – Estude agora ! Não deixe para depois, a hora é essa ! Se você deixar para estudar ou fazer as coisas no final do curso, você não vai conseguir. É preciso adquirir experiência logo no começo. Para quem está no quarto período já é bom procurar um estágio. Experiência é importante.
ASSECOM – E qual é a dica para uma pessoa que não fez isso e que está prestes a fazer o exame da OAB?
R.A – Pegue um livro específico da prova da OAB. Ele é importante para quem vai fazer a primeira fase do exame. Para tirar uma boa nota na segunda fase, o ideal é fazer um curso online.
ASSECOM – O que você tem a dizer sobre o curso de Direito da Católica?
R.A – É um curso excelente, que vale muito a pena. Quando fiz o concurso para estágio no Ministério Público de Pernambuco, a maioria das pessoas que passaram era da Católica ou da UFPE e, agora, grande parte dos meus amigos passou na OAB.
ASSECOM – Você tem alguma dica para quem está entrando agora no curso ?
ELIS SABÓIA – Ler muito ! É preciso dar muita atenção aos autores que são importantes no nosso curso. É preciso começar a ler logo no começo para não acumular muito estudo para o final.
ASSECOM – E se alguma pessoa não fez isso, qual é a dica para os que estão prestes a realizar a prova da OAB ?
E.S – É complicado. O ideal mesmo é estudar desde o começo do curso. Mas caso não seja possível, a principal dica é abdicar da vida social e focar tudo nos estudos. Tem que estudar dobrado para compensar a perda de tempo.
ASSECOM – Como você avalia o curso de Direito da Unicap ?
E.S – Completo ! Os professores são muito capacitados e, além de tudo, são antenados com o mercado de trabalho. Eles foram fundamentais na minha formação. O curso em si está sendo muito importante para a minha formação.
Essa pessoa esta na foto nao é a Elis. retifiquem.
Parabéns Elis, amiga linda, inteligente, esforçada, meu orgulho!!
Elis Helena merece realmente os parabens
10 na OAB e ainda cursando o nono periodo, é pra deixar qualquer mãe muito orgulhosa. parabéns,filha
Parabéns às aprovadas. Poderiam deixar dicas de horas e técnicas de estudo?