Alunas de Direito da Católica ficam com o 1º e 2º lugares no Exame da OAB

1º e 2º Lugares
1º Lugar: Elis Helena Leão de Sabóia, 2º Lugar: Rayanne Alves de Lira

O curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco está em festa. Duas alunas obtiveram as melhores notas no Exame da OAB. Elis Helena Leão de Sabóia tirou 10 na prova e ficou com o primeiro lugar. Como ainda é aluna do 9º período, não pode prestar o juramento, o que fará assim que concluir o curso. A honra coube, então, a Rayanne Alves de Lira, que teve média 9,8. Como já concluiu o curso, e obteve a segunda maior nota, ela prestou juramento nesta quarta-feira (04), no Centro de Convenções, em nome de todos os novos advogados de Pernambuco.

Elis e Rayanne estão radiantes com a conquista. Não é para menos. As notas que obtiveram no Exame da OAB são fruto de uma vida inteira de dedicação aos estudos. Embora reconheçam que o resultado que conseguiram tenha muito do esforço pessoal, elas dividem a conquista com a família e com os professores que tiveram ao longo da vida, sobretudo os do curso de Direito da Católica. Na opinião das duas, uma boa educação é a base de tudo.

Outros 270 alunos de Direito da Católica também foram aprovados no Exame da OAB. Esta é a maior quantidade de aprovados em números absolutos de uma Instituição de Ensino Superior em Pernambuco nesta edição do exame. Em termos percentuais, a Católica obteve 42,77% de aprovação, uma das maiores do estado.

Marília Montenegro Coordenadora do curso de Direito na Unicap.
Marília Montenegro
Coordenadora do
curso de Direito
na Unicap.

Para a coordenadora do curso, Marília Montenegro, o curso de Direito da Universidade Católica agrega tradição e qualidade. “Estamos em diálogo constante com as novas demandas sociais para preparar os nossos alunos para a vida”, enfatiza. Marília lembrou que o que deve mover os alunos do curso de Direito é a busca incessante de uma sociedade mais justa.

Depois de prestar juramento e de comemorar muito a nota que obteve na OAB, Rayanne não quer saber de descanso. Já voltou a estudar para conseguir realizar o seu maior sonho no momento: ser aprovada num concurso público. Com notas sempre azuis e elogios dos professores, a nova advogada passou os cinco anos do curso estudando com afinco. Segundo sua mãe, a funcionária da Comissão de Aplicação do Vestibular (Coave) Eliane Maria Alves Lourenço da Silva, uma nota um pouco mais baixa a tirava do sério. Eliane ficou muito emocionada quando soube da nota da filha. “Eu esperava que ela fosse passar. Rayanne é muito aplicada. Mas quando vi a nota, fiquei muito mais feliz”, diz ela. Já Rayanne ressalta que “não faltou incentivo da minha mãe e da minha família nesse processo”. Para ela, o apoio da família foi fundamental para a sua conquista.

Formada no meio do ano, Rayanne, que foi aluna bolsista da Católica (um direito concedido pela Universidade aos filhos dos professores e funcionários), confessa que não esperava uma nota tão alta na avaliação da OAB. Para ela, os bons professores da Unicap foram fundamentais na aprovação.

Para Rayanne, os estudos não devem parar.
Para Rayanne, os
estudos não devem
parar.

ASSECOM – Você tem alguma dica pra quem está entrando no curso de Direito ?

RAYANNE ALVES – Estude agora ! Não deixe para depois, a hora é essa ! Se você deixar para estudar ou fazer as coisas no final do curso, você não vai conseguir. É preciso adquirir experiência logo no começo. Para quem está no quarto período já é bom procurar um estágio. Experiência é importante.

ASSECOM – E qual é a dica para uma pessoa que não fez isso e que está prestes a fazer o exame da OAB?

R.A – Pegue um livro específico da prova da OAB. Ele é importante para quem vai fazer a primeira fase do exame. Para tirar uma boa nota na segunda fase, o ideal é fazer um curso online.

ASSECOM – O que você tem a dizer sobre o curso de Direito da Católica?

R.A – É um curso excelente, que vale muito a pena. Quando fiz o concurso para estágio no Ministério Público de Pernambuco, a maioria das pessoas que passaram era da Católica ou da UFPE e, agora, grande parte dos meus amigos passou na OAB.

ASSECOM – Você tem alguma dica para quem está entrando agora no curso ?

ELIS SABÓIA – Ler muito ! É preciso dar muita atenção aos autores que são importantes no nosso curso. É preciso começar a ler logo no começo para não acumular muito estudo para o final.

ASSECOM – E se alguma pessoa não fez isso, qual é a dica para os que estão prestes a realizar a prova da OAB ?

E.S – É complicado. O ideal mesmo é estudar desde o começo do curso. Mas caso não seja possível, a principal dica é abdicar da vida social e focar tudo nos estudos. Tem que estudar dobrado para compensar a perda de tempo.

ASSECOM – Como você avalia o curso de Direito da Unicap ?

E.S – Completo ! Os professores são muito capacitados e, além de tudo, são antenados com o mercado de trabalho. Eles foram fundamentais na minha formação. O curso em si está sendo muito importante para a minha formação.