Presidente da Fundação Cultural Palmares participa da Semana da Consciência Negra

A programação da tarde desta quarta-feira (9) da Semana da Consciência Negra da Unicap contou com a participação de um convidado especial. O presidente da Fundação Cultural Palmares, Eloi Ferreira, proferiu uma palestra cujo o tema foi o Enfrentamento ao Racismo Institucional e o Estatuto da Igualdade Racial. O encontro aconteceu no auditório da Empresa Júnior da Unicap e também fez parte das atividades do curso de extensão Sacerdotes e Sacerdotisas de Religiões de Matrizes Africanas, Afrobrasileira e Indígenas, oferecido pela Universidade.

A discussão girou em torno dos artigos 23 e 26 do Estatuto que tratam da liberdade religiosa. “Está nas mãos de cada um dominar o conteúdo do Estatuto e exigir do poder público o seu cumprimento”, disse Eloi ao explicar que o conjunto de normas aprovado em 2010 foi a primeira legislação desde 1888 (ano do fim da escravidão oficial no Brasil) que assegura aos negros direitos de caráter não-penal. Eloi representou a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, pasta a qual a Fundação está subordinada.

A aula foi acompanhada por 90 alunos, a maioria representantes de religiões de matrizes africanas de comunidades da Região Metropolitana do Recife. A carga horária é de 360 horas e a programação seguirá até junho de 2012. “Este curso de extensão é único no Brasil e é reconhecido pelo Ministério da Educação e pela própria Fundação Cultural Palmares. Os diplomas são emitidos pela Unicap”, explicou o assessor especial do Governo do Estado de Pernambuco para políticas etnicorracais, Jorge Arruda, ao mencionar o apoio estatal à iniciativa.

Opará – Entre os alunos da turma, um representante de uma das nações mais respeitadas da cultura afrobrasileira: a Nação Keto. Pai Lídio de Opará é o sacerdote desta nação há 40 anos.

Pai Lídio de Opará

A religião foi trazida a Pernambuco pela mãe dele, Nicinha de Oxum Ieponda, da cidade de São João do Meriti (RJ).  Aliás, a árvore genealógica é motivo de orgulho para o Pai Lídio. “Sou neto de Joãozinho de Oxalá Ademein, bisneto de Marina de Ossãe e tatareneto da Mãe Menininha de Kantuá”. Pai Lídio destacou ainda a importância do curso oferecido na Unicap: “Busco não só o conhecimento da minha religião, mas também conhecer nossos direitos jurídicos. Este curso é ótimo”. Pensamento compartilhado por Eloi Ferreira: “Esse curso traz avanços para além da nossa tradição oral. Vocês estão de parabéns!”

A aula foi encerrada ao som de cânticos de religiões africanas