Presidente da Fiuc abre a Conferência Internacional sobre Toxicomanias em Portugal

Confira abaixo a íntegra do discurso do Reitor da Universidade Católica de Penambuco e presidente da Federação Internacional das Universidades Católicas (Fiuc), Padre Pedro Rubens, na abertura da Conferência Internacional sobre Toxicomanias, realizada na Universidade Católica Portuguesa.

Em nome da Federação Internacional de Universidades Católicas quero dar as  mais sinceras boas- vindas a todos vocês, homens e mulheres, pesquisadores representantes de várias universidades de tantas regiões do mundo, congregados pela FIUC e solidários na realização dos projetos que nos reúnem aqui e agora, ao mesmo tempo que comemoramos 25 anos de aprendizado e expertise.

Saúdo à magnífica reitora, Maria da Glória Garcia, em nome de quem agradeço a toda a comunidade acadêmica da Universidade Católica Portuguesa tanto pela acolhida quanto pela participação na FIUC.

Agradeço também ao Observatório Europeu de Drogas e Toxicomanias pelo apoio dado. Esperamos continuar com este apoio e que possamos buscar juntos outras parcerias. Agradeço também ao nosso Secretário Geral, Monsenhor Guy-Real Thyvierge, grande timoneiro nesses anos de navegação da FIUC e que os fizeram avançar em mares nunca antes cruzados. Juntamente com ele, quero agradecer igualmente à equipe da FIUC, aqui representada por Montserrat, Loïc e Nicolas: merci beaucoup!

Há pouco mais de um ano fui eleito presidente da Federação e estou muito feliz de poder participar desta conferencia de pesquisas, ao mesmo tempo celebrativa, retrospectiva e prospectiva. Cabe agradecer e valorizar tanto a participação de vossas universidades na reflexão e realização desses projetos quanto pontuar a importancia do tema em si mesmo. Tudo isso só vem corroborar nossa missão de serviço aos jovens e às sociedades nas quais estamos inseridos. Nascidas do coração da Igreja, as unviersidades católicas revelam sua identidade e missão no coração do mundo. E as nossas pesquisas por mais científicas que possam ser só se justificam na medida em que tocam os temas de grande incidência para a humanidade, sobretudo contribuindo para a libertação de todo tipo de dependência como é o caso do uso de drogas.

Sabemos que as toxicomanias são problemas de sociedade, tão complexos quão urgentes de respostas. Por isso mesmo, não podemos nos contentar com voluntarismos nem com soluções simplistas. É preciso colocar os diversos saberes na busca de pistas teóricas e práticas, trocar experiências e redefinir conceitos, se quisermos contribuir de maneira responsável e eficaz com a diminuição desse problema tão humano quão ameaçador de destruir a nossa própria humanidade.

Para concluir, peço emprestado as palavras de um grande poeta português. Álvaro de Campos, heterónimo de Fernando Pessoa, em 1914, legou-nos em poesia – o Opiário – um relato muito explícito sobre os efeitos do ópio e perfil do opiómano: (cito)

“É antes do ópio que a minh’ alma é doente.

Sentir a vida convalesce e estiola

E eu vou buscar ao ópio que consola

Um Oriente ao oriente do Oriente.

Ou ainda:

A vida a bordo é uma coisa triste

Embora a gente se divirta às vezes.

Falo com alemães, suecos e ingleses

E a minha mágoa de viver persiste.

Por isso eu tomo ópio. É um remédio.

Sou um convalescente do Momento.

Moro no rés-do-chão do pensamento

E ver passar a Vida faz-me tédio.

Levo o dia a fumar, a beber coisas,

Drogas americanas que entontecem,

Eu já tão bêbado sem nada! Dessem

Melhor cérebro aos meus nervos como rosas”.

Portanto, quando se fala de drogas e de toxicomania ē do sofrimento humano que estamos tratando, em suas mais divsas facetas…

Que a poesia e a utopia do Reino engrandeça nossa esperança para agradecermos uns aos outros por tudo o que foi feito ao longo desses 25 anos de pesquisa científica e intervenção social. Embora sendo pequena a nossa contribuição, diante dos grandes desafios do problema da toxicomania, testemunhemos juntos que “valeu a pena”. Pois, ainda para recordar o poeta lusitano, “tudo vale a pena quando a alma não é pequena”.

Boa conferência a todos e muito obrigado!

Prof. Dr. P. Pedro Rubens, SJ
Reitor da Universidade Católica de Pernambuco