Posse do novo coordenador de Engenharia Civil é marcada por homenagens

O clima de despedida e boas-vindas tomou conta da celebração de posse do novo coordenador do curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Pernambuco, professor Antônio Flávio. A ocasião foi marcada por homenagens ao até então coordenador do curso, professor Antonio Oscar, e ao ex-diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), professor José Orlando – antecessor da atual diretora, professora Arminda Saconi.

Nessa segunda-feira (19), o Reitor da Universidade, Padre Pedro Rubens; o Pró-reitor Comunitário, Padre Miguel; a Pró-reitora Acadêmica, Aline Grego; a coordenadora de Graduação, Verônica Brayner; e a diretora do CCT, Arminda Saconi Messias, prestigiaram o novo coordenador e os homenageados.

Padre Pedro Rubens elogiou o desempenho do professor Antonio Oscar na coordenação do curso, lamentando a sua saída antes do término do mandato. “O professor está saindo no momento elevado do curso. Nós agradecemos muito a sua colaboração e também a todos que participaram junto com ele nessa missão”, agradeceu.

O evento contou com a apresentação do grupo Flor de Maracujá, que apresentou um repertório variado de músicas brasileiras. Segundo o Reitor, a opção pelo chorinho tem uma explicação. “Nós sabemos que o professor Antonio Oscar é um mestre na dança de salão. Por que não abrir um curso, já que agora o senhor terá mais tempo?”, brincou.

O ex-diretor do CCT José Orlando também foi alvo de homenagem. “Ele foi um dos responsáveis por colocar a Universidade dentro da agenda de eventos de engenharia do Estado”, ressaltou o Reitor. Partindo do poema de Adélia Prado, recitado por ele durante o evento, Padre Pedro finaliza: “Os dois professores têm uma sensibilidade ímpar. Que a engenharia que passa na vida de vocês possa construir novos sentimentos”.

Para finalizar a homenagem, a atual diretora do CCT elogiou todo o trabalho realizado pelo professor José Orlando. “Eu assumo a diretoria do CCT, encerrando a tradição de homens na direção. Pretendemos fortalecer o Centro, juntamente com a coordenação e secretaria de todos os cursos”, destacou Arminda.

Trajetórias

O professor José Orlando tem uma longa história com a Católica. Ao todo, 37 anos de atuação na instituição. Exerceu cargos como chefe do Departamento e coordenador do curso, sendo o antecessor de Antônio Oscar, e decano e diretor do CCT. “Agradeço a gentileza da homenagem. Aproveito para externar os parabéns ao professor Oscar pela competente coordenação”, pontuou.

Já a trajetória do professor Antonio Oscar começou em 1978, quando se tornou professor da graduação até 1986 – ano em que interrompeu a docência, para realizar o doutorado em Engenharia Civil, na área de estrutura, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No ano de 2000, voltou a lecionar na Católica, quando, após dois anos, recebeu o convite para coordenar o curso.

A passagem de 8 anos na coordenação foi encerrada com um vitorioso resultado. O curso de Engenharia Civil da Católica conquistou, na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC), o conceito quatro, em uma escala de um a cinco. “Fico satisfeito por deixar a coordenação depois desse reconhecimento. O resultado é um mérito da Universidade, de administradores, professores e funcionários”, afirmou.

Agora, o professor voltará a ocupar os cargos de professor e pesquisador. “Volto às minhas funções de origem por achar que, no momento, é a melhor forma de prestar serviços à Universidade”, explica. Mas ele enfatiza: “Continuo jogando no mesmo time da instituição”.

O novo coordenador do curso, professor Antônio Flávio, também tem uma longa estrada na Católica. O professor é formado pela Universidade, cuja turma foi a segunda graduada no curso de Engenharia Civil, denominada Jubileu de Prata. Ele ensinou por 19 anos, exerceu o cargo de assessor de Departamento do curso e foi, por 8 anos, coordenador de Estágios. “Recebo a indicação como um desafio. Oscar foi um coordenador que deu um upgrade no curso, com toda sua capacidade e paciência. Pretendo conquistar o apoio de todos e fazer com que os estudantes participem ainda mais da Universidade”, declarou.