Polo de Saúde realiza exames de oftalmologia na 15ª Semana da Integração
|O Polo de Saúde da 15ª Semana de Integração Universidade Sociedade realizou, em parceria com a Fundação Altino Ventura (FAV), exames e consultas oftalmológicas durante as manhãs da quinta-feira, dia 26, e da sexta-feira, dia 27. O Polo contou com um limite de 40 fichas para atender os visitantes que compareceram ao evento. Os atendimentos ocorreram no térreo do Bloco A.
Para o voluntário Matheus Dias, o serviço tem grande importância, pois “tem muitas pessoas carentes que não têm condições de pagar um plano de saúde. Então, é uma grande oportunidade poderem vir até a Católica para receber atendimento. Infelizmente, temos um número limitado de fichas, mas estamos nos esforçando para realizar um atendimento que agrade o paciente”. De acordo com o senhor José Gouveia de Barros Filho, “se for pelo SUS, para conseguir uma consulta, precisamos esperar em média de 6 a 8 meses para seremos atendidos”. O senhor José veio à Católica para receber atendimento oftalmológico, após ser informado do serviço pela filha, que estuda na Universidade.
Segundo Fernanda Silvestre Ribeiro da Costa Gomes, médica da FAV, a realização desse tipo de atendimento serve como uma oportunidade de avaliar as condições básicas oculares, assim como vários tipos de doenças, passar óculos para pessoas com dificuldade na visão, detectar doenças como glaucoma, doenças da retina relacionadas à pressão alta e diabetes, além de já começar, com o diagnóstico, um processo de tratamento para algumas doenças, ou já começar a dar encaminhamento para a realização de outros exames e avaliação com especialistas, já evitando que o paciente chegue numa fase da doença em que não tenha tratamento.