Poder do Jornalismo, Amazônia e experiência acadêmica foram destacados em GP

O último dia do 13° Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ) prosseguiu com a série de apresentações dos grupos de pesquisas (GPs). As relações de poder no campo jornalístico, análise das coberturas midiáticas sobre a Amazônia e experiências acadêmicas foram o ponto de partida para  as discussões da tarde de sexta-feira (23) do GP “Ensino de Ética e de Teorias do Jornalismo”.

O professor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Alexandre Rossato Augusti discorreu sobre os conteúdos ligados à relação do poder da profissão com outros campos. O docente descreveu as constatações obtidas após a realização de uma pesquisa focada nas capas da revista Veja, publicação semanal com maior circulação do país. Uma das principais percepções apresentadas foi o grau de interferência nos aspectos do comportamento e no reforço de valores que o veículo impõe à sociedade.

Em seguida, a jornalista Jimena Felipe Beltrão esboçou uma apresentação sobre o Museu Paraense Emílio Goeldi, uma das maiores referências de pesquisa sobre a Amazônia.  Ela atua na assessoria de comunicação da instituição, que integra diversos núcleos de pesquisa. Ela expôs recentes experiências de pesquisas realizadas na agência de comunicação. Desde 2002, foram elaborados dossiês, fomentados através da base de dados agregada pela assessoria.

Para exemplificar as experiências realizadas, a jornalista Maria Lúcia Morais foi uma das bolsistas do Programa de Capacitação da instituição. As pesquisas elaboradas tiveram a orientação de Jimena. Os trabalhos consistiram na leitura de coberturas jornalísticas, focadas em analisar quais os temas mais frequentes, as fontes mais procuradas e a análise do discurso de produtos jornalísticos. “Nós constatamos que há uma predominância do caráter científico nas reportagens. Existe uma semelhança de fontes em diferentes temáticas abordadas, pois só aparecem cientistas, ONGs e gestores emitindo opiniões. A população tradicional da área, como os indígenas, é silenciada”, destacou.

O professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Sérgio Luiz Gadini fez um relato sobre a experiência acadêmica que vem sendo praticada com estudantes. Recentemente, os seus alunos estão inseridos em uma dinâmica de postagem de matérias críticas em blogs, que se diferenciam das reportagens informativas. Segundo ele, o recurso utilizado é simples, acessível e sem demanda de investimento financeiro. “A proposta é inserir os estudantes em um processo de análise e produção crítica. Com isso, eles participam mais das atividades que ocorrem na cidade”, explicou.