Pioneiro do estudo da Interação Humano-Computador virá ao Recife em novembro

A organização do Interaction South America divulgou nesta segunda-feira (8) o nome do oitavo palestrante anunciado para a conferência 2013. O anunciado é o cientista, designer e escritor canadense Bill Buxton, pesquisador líder na Microsoft Research e um dos pioneiros do campo da Interação Humano-Computador, área onde já dedicou mais de 30 anos de pequisas. Nomeado pela Business Week em 2010 entre os World’s Most Influential Designers, é também autor também do famoso livro Sketching User Experiences, referência no campo.

Pioneiro das interfaces multitouch, Buxton é também professor da Technical University of Eindhoven e da Universidade de Toronto. Antes de entrar na Microsoft, foi pesquisador no laboratório Xerox PARC – Palo Alto Research Center, e cientista-chefe da Alias Research e SGI Inc. É também co-receptor de um Oscar Academy Award for Scientific and Technical Achievement.

CONFERÊNCIA – A quinta edição do Interaction South America (ISA), a Conferência Latino-Americana de Design de Interação, desembarca no Recife de 13 a 16 de novembro para discutir as novas possibilidades do design interativo na indústria criativa e os desdobramentos sociais destes novos arranjos. O evento é uma realização da Interaction Design Association (IxDA – Recife) e do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, o C.E.S.A.R, com apoio do curso de Jogos Digitais da Universidade Católica de Pernambuco e terá produção da Make It Happen.

Nos dois primeiros dias do evento, 13 e 14 de novembro, o Interaction South America transformará o Bairro do Recife no “Distrito da Interação”, e realizará 12 workshops, 50 apresentações de artigos acadêmicos, 30 apresentações de cases de mercado, debates, mesas redondas, palestras e ainda uma uma exposição de arte interativa aberta ao público geral.

Nos dois dias seguintes, 15 e 16 de novembro, nomes de grande destaque do mercado nacional e internacional já estão confirmados na programação de palestras que serão realizadas no Teatro Guararapes. Entre eles, o canadense Bill Buxton, pesquisador líder da Microsoft Research e um dos líderes mundiais do campo de Interação Humano-Computador e pioneiro em multitouch; o holandês Arne Van Oosterom, fundador do Design Thinkers Group (Holanda) e uma das maiores autoridades em Design Thinking no mundo; a portuguesa Catarina Mota, co-fundadora do Open Materials e do hackerspace de Lisboa e palestrante no TED Global 2012; o austríaco Marc Stickdorn, autor do livro “This is Service Design Thinking”, a bíblia da área; o americano Jeff Gothelf, autor do Lean UX, livro da série Lean Startup liderada por Eric Ries; o português Pedro Miguel Cruz, da área de data visualization, professor da Universidade de Coimbra e visitante do MIT Sensable Lab; e o americano Dave Malouf, um dos líderes na divulgação do Design de Interação no mundo e um dos fundadores da Interaction Design Association. Ao todo, 14 palestras serão realizadas e outros nomes ainda serão anunciados.

Segundo o coordenador do evento, Emiliano Abad, pode-se esperar uma grande conferência, comparável às realizadas na Europa e nos Estados Unidos, que interessa não apenas aos designers, mas também a profissionais, consultores, diretores e estudantes universitáriosde segmentos tão diversos quanto  Ciência da Computação, Arquitetura, Administração, Marketing, Comunicação e Arte. A expectativa, baseada nas edições anteriores, é que 70% do público venha de outros estados e países.

NOVAS INTERAÇÕES – Com o tema “Novas indústrias, novos modelos, novas interações”, o evento tem por objetivo discutir o papel que o Design tem a desempenhar nas novas indústrias criativas, nas inovações nas indústrias tradiconais, nas Startups e noadvento da cultura DIY – DO IT YOURSELF (faça-você-mesmo) de fabricação de produtos. Segundo o curador do evento, o professor Rodrigo Medeiros, a cultura DIY e Maker representa um impacto em diversas indústrias, e por isso será um tema cade vez mais fundamental nas novas interações e negócios nos próximos anos.

A quinta edição do Interaction South America (ISA) também pretende focar nos desdobramentos sociais destes novos arranjos, e seus impactos nas próprias indústrias (manufatura e criativa – incluindo nesta a de entretenimento) e nos processos de produção de novos materiais.

COMO PARTICIPAR? – As inscrições antecipadas promocionais estão abertas e vão com o valor promocional até 06/05. As inscrições podem ser feitas por meio do site do evento (isa.ixda.org/2013). O preço do primeiro lote promocional de inscrições varia entre R$ 400 (profissionais) e R$200 (estudantes de graduação). Professores tem direito a desconto na inscrição. Os workshops serão disponibilizados à parte, com valores variados. As chamadas de trabalho, para submissão de artigos, cases e demais participações abrirão a partir da segunda quinzena de Abril através de espaço específico no site do evento.

Serviço:
Interaction South America 2013

13 a 16 de novembro de 2013
Bairro do Reife e Teatro Guararapes
Inscrições a partir do dia 18/03
Preços variam entre R$ 400 e 200.
Submissão de trabalhos a partir da segunda quinzena de Abril