Pesquisadora do CNPq fará palestra sobre formação de professores, linguagens e tecnologias

Os desafios para a formação de professores: linguagens, tecnologias e multiletramentos serão os temas da palestra que será proferida pela Profª Drª Viviane Heberle, da Universidade Federal de Santa Catarina. O evento, que vai ser realizado nesta sexta-feira (23), às 19h, no auditório Dom Helder Camara, é uma parceria entre os Programas de Pós-graduação em Direito (PPGD) e em Ciências da Linguagem (PPGCL) e o curso de Letras da Unicap.

Virgínia Colares

Quem articulou a vinda dela à Unicap foi a Profª Drª Virgínia Colares (do PPGD). Ambas trabalham com a Análise Crítica do Discurso. “Viviane aprofundou os estudos em ACD no mestrado em 2004 e a questão da multimodalidade”, explicou Virgínia ao se referir à hibridização dos textos, ou seja, composições escritas e imagéticas.

Lattes – Viviane Heberle é pesquisadora do CNPq e professora titular do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina no Curso de Letras/Inglês, no Programa de Pós-Graduação em Inglês e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução. Possui graduação em Letras Português / Inglês pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1974), mestrado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988), doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e pós-doutorado pela University of Sydney, Austrália (2004). Atuou como docente da PUC RS por 15 anos e foi professora visitante do Westhill College em Birmingham, Inglaterra. Em 2014 atuou como consultora de Línguas Estrangeiras/Adicionais na Atualização da Proposta Curricular de Santa Catarina. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente em análise crítica do discurso, linguística sistêmico-funcional, ensino de língua inglesa no Brasil, gênero, multimodalidade e multiletramentos.

Banca – Mais cedo, às 14h, Viviane Heberle fará parte de uma banca de mestrado do PPGD. A dissertação intitulada O Acesso da Pessoa com Deficiência à Rede Regular de Ensino no Brasil: uma análise crítica do discurso do julgamento da ADI 5357 vai ser defendida pela mestranda Bianca Quitéria de Moura Santana no anfiteatro do bloco G4. Além Viviane Heberle e da orientadora Virgínia Colares, farão parte da banca a Profª Drª Heri Ramos de Oliveira Pontes (avaliadora externa – UFPE) e a Profª Drª Cynthia Suassuna (titular interno – Unicap).