Pesquisa Empírica em Direito é tema do último dia do seminário Crítica à Pesquisa em Direito

Na manhã de sexta-feira (05), no anfiteatro do bloco G4 da Universidade Católica de Pernambuco, aconteceu o último ciclo de palestras do seminário: Crítica à Pesquisa em Direito: “Não fale do Código Hamurabi”. O seminário foi o primeiro evento na linha do direito promovido pelos Programas Nacionais de Pesquisa Acadêmica (Procad) das universidades Federal de Santa Catarina (UFSC) e Federal do Pará (UFPA); a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), além da Católica. O encontro contou com o apoio do Ministério da Educação, através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Os palestrantes discorreram sobre o tema: Pesquisa Empírica em Direito: Quantitativa e Qualitativa. Estiveram presentes os professores Fernanda Frizzo Bragalo, da Unisinos; Prof. Alexandre Veronese, da Universidade Federal Fluminense (UFF); e o Prof. Roberto Fragoso, da Fundação Getúlio Vargas (FGV – Rio). Os alunos da graduação, mestrado e doutorado da Católica puderam dialogar com os professores que participaram da mesa, coordenada pela professora Vanessa Pedroso, da Unicap

À tarde houve a mesa final do seminário, que foi coordenada pelo diretor do Centro de Ciências Jurídicas da Católica, Jayme Benvenuto, e contou com as presenças dos professores Gustavo Ferreira, da Unicap; Claudia Roesler, da UNB; e Juliana Neunshwander Magalhães, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Após o encerramento, foi realizado o lançamento do livro “ Linguagem e Direito”, da professora da Católica, Virgínia Colares, organizadora do evento.