Pernambuco vai sediar colóquio internacional sobre Mobilidades, Redes e Interculturalidade

Cóloquio mobilidade

Pernambuco vai sediar de 25 a 28 de abril Colóquio Internacional sobre Mobilidades, Redes e Interculturalidade, reunindo pesquisadores brasileiros e estrangeiros. O encontro científico, que será realizado no Convento de São Francisco, em Olinda, é organizado pela Associação Internacional de Pesquisas Interculturais (ARIC) e pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco e conta com apoio de organismos internacionais como a Agência Universitária da Francofonia (AUF), o Consulado Geral da França para o Nordeste do Brasil, a Aliança Francesa do Recife, a Universidade Federal de Toulouse Midi-Pyrénes, além de organismos nacionais como Capes, Facepe, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e a Universidade Católica de Pernambuco.

É a terceira vez que o Brasil sedia um Colóquio da ARIC e a primeira que acontece no Nordeste. Desta vez foi dada prioridade a uma temática transdisciplinar de muita atualidade, que engloba a mobilidade, as redes e as novas tecnologias da comunicação na contemporaneidade. As conferências e mesas-redondas terão tradução simultânea. Já os minicursos, simpósios e grupos de trabalho contarão com a mediação/tradução de alunos e professores de francês da UFPE. Os trabalhos poderão ser apresentados oralmente em francês ou em português e deverão incluir resumo nas duas línguas.

A conferência de abertura será feita pelo antropólogo francês Michel Agier. Ele é orientador de pesquisas do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento na França (IRD) e diretor de estudos da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS).

Além de uma densa programação científica e cultural, o evento estará aberto para venda e exposição de livros sobre a temática. Já está programado o lançamento do livro “O psicólogo frente ao desafio psicológico. Novas identidades, novos campos, novas práticas”, das organizadoras Elaine Costa Fernandez e Veronique Donard.

Informações :www.associationaric.com

SERVIÇO:

Tema: Mobilidades, Redes e Interculturalidade: Novos desafios para a pesquisa científica e a prática profissional
Datas: 25, 26, 27 e 28 de abril de 2016.
Local: Convento de São Francisco, Olinda – PE, Brasil.