Paulo Maia vai receber prêmio de Fotografia da Universidade Federal de Alagoas em Maceió

Paulo Maia

O fotógrafo Paulo Maia, da Universidade Católica de Pernambuco, vai receber no dia 15 de abril, em Maceió, o prêmio do 1º Festival Théo Brandão de Fotografias e Filmes Etnográficos – Povos Indígenas, na categoria Melhor Ensaio Fotográfico Etnográfico. O ensaio premiado “Día de Muertos” foi feito em uma comunidade indígena, em Veracruz, no México, em novembro de 2008, quando Paulo Maia ainda fazia o Mestrado em Comunicação na Universidade Jesuíta de Guadalajara (ITESO).

O 1º Festival Théo Brandão de Fotografias e Filmes Etnográficos é voltado para produções situadas em contextos de pesquisas etnográficas, bem como produções de registros imagísticos e audiovisuais (fotográficos e fílmicos), reconhecendo o valor que o antropólogo e folclorista Théo Brandão sempre deu às manifestações étnicas e culturais. É uma realização de parceria entre o Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore-MTB e o laboratório Antropologia Visual em Alagoas-AVAL, ambos vinculados à Universidade Federal de Alagoas.

Saiba mais
O “Día de Muertos”, celebrado no dia 2 de novembro, tem um lugar muito especial como celebração e rito entre as comunidades indígenas mexicanas. Em Huayacocotla, pequena cidade do estado de Veracruz-MX, essa celebração é realizada durante oito dias (de 28/10 a 05/11). Trata-se de um dos mais antigos e importantes costumes étnicos em relação com a morte, assim se perpetua a vida de seus ancestrais.
A comida ocupa um papel central nessa celebração. Durante todo o dia vários pratos típicos são preparados, como “el pan de muertos”. A comida é para todos, inclusive para os mortos, que lhes é posta de modo especial no “altar de muertos”, todo adornado com “la flor de muertos”. E para que os mortos visitem aonde há altar, costuma-se soltar fogos de artifício (tarefa confiada às crianças) a fim de atraí-los pelo barulho.

Confira o ensaio premiado no http://1theobrandaofestival.blogspot.com/2011/03/ensaio-dia-de-muertos-celebracao-da.html