Palestra sobre o marco regulador da terceirização é realizada no III Encontro Latino-americano de Jovens Juristas

O III Encontro Latino-americano de Jovens Juristas, promovido pela Subseção Americana de Jovens Juristas da Sociedade Internacional do Direito do Trabalho e da Segurança Social), realizou a palestra temática sobre O marco regulador da terceirização nos países latino-americanos, proferida pela Profa. Dra. Roberta Araújo, e moderada pelo Por Dr. Lucas Barbalho.  A organização do encontro ficou sob responsabilidade da Delegação Brasileira de Jovens Juristas juntamente com a Universidade Católica de Pernambuco, Grupo de Estudos Latino-Americano de Direitos Humanos e Instituto Brasileiro de Direito do Trabalho, além de outras entidades.

Durante a palestra, a juíza fez uma contextualização com o enfoque panorâmico desse tema atual, desafiador e importante, que trata da proteção do trabalho e do trabalhador, abordando fatores econômicos, sociais e políticos que determinaram o surgimento e o crescimento desse fenômeno. “Pra mim, isso aqui é uma experiência maravilhosa! A Unicap é uma referência a todas as pessoas do mundo acadêmico, é uma instituição respeitadíssima. Então, é uma honra sempre estar aqui participando de eventos como esse, dessa magnitude, sendo um evento internacional que estamos tendo o privilégio de sediar aqui no Recife e dentro de uma universidade de tanta notoriedade como é a Católica”, ressaltou a magistrada.

Para os informes nacionais, foram convidados à mesa: Nicolás Márquez Herrera, representando o Chile; Andrea Viteri García, México; Gabriela Paats, Paraguai; Cesar Fernández, Peru; Bruno Sande, Uruguai; e Graciane Rafisa Saliba, Brasil.

No intervalo da programação, os participantes foram convidados ao Salão Receptivo para um Coffee Break.

O evento teve continuidade com o Dr. Manoel Carlos Toledo Filho proferindo a conferência de encerramento do primeiro dia, com o tema A terceirização e a efetividade do processo trabalhista, compartilhando a mesa com o representante da delegação peruana de Jovens Juristas, Cesar Fernández Mata.

“Estou muito feliz de estar aqui compartilhando um assunto de extrema importância, num evento que está incrível, muito bem organizado. Nós vemos aqui participações relevantes de jovens juristas estrangeiros, dos próprios alunos da Católica apoiando esse evento. A Universidade Católica de Pernambuco está de parabéns!”, elogiou o Dr. Manoel.