Palestra sobre a microcefalia encerra a Semana de Teologia da Unicap

Na noite desta quinta-feira (19) foi concluída mais uma Semana de Teologia da Universidade Católica de Pernambuco. Escolhida para ministrar a última palestra do evento, a infectologista Regina Coeli debateu acerca do tema “O panorama da microcefalia no estado de Pernambuco e suas complicações sociais”. Na ocasião, grupo de forró composto por alunos da Católica realizou apresentação cultural.

DSC_1448Médica do Hospital Universitário Osvaldo Cruz, Drª Regina acompanha de perto mais de 150 crianças notificadas com microcefalia no estado. Ela alertou para o dever da população em intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de até 10 vírus. É imprescindível combater o vetor do zika vírus através da eliminação dos criadouros deste mosquito. Só no Hospital Osvaldo Cruz foram notificados 444 casos de microcefalia desde a epidemia do zika.

Preocupada quanto as gestantes que teriam portado o vírus, Drª Regina chamou a atenção também para a necessidade da realização do pré-natal. O sonho da gestação e idealização do bebê quando frustrado pode gerar uma série de problemas psicológicos e familiares. Em muitos casos, maridos tendem a abandonar suas companheiras e culpá-las injustamente pela doença.  A médica destacou ainda o papel do médico quanto ao esclarecimento e auxílio destas mulheres e famílias.

DSC_1447No país foram notificados 1.849 casos, tendo sido confirmados 312. Em Pernambuco, o hospital é referência em doenças infecto-parasitárias e centro de referência em atendimento às crianças com síndrome cognitiva do vírus. A infecção cognitiva do vírus ainda está sendo escrita e é necessário realizar acompanhamento das crianças pelo menos até dois anos de idade para tentar definir as principais alterações que se vê nos microcéfalos.

A Semana de Teologia da Unicap foi realizada entre os dias 17 e 19 e contou com 4 oficinas, 3 conferências, 2 etapas de comunicações e diversas apresentações culturais.