Padre Scott Brodeur faz conferência sobre casal que cooperou com o apóstolo Paulo

O representante da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, Prof. Dr. Pe. Scott Brodeur, realizou conferência intitulada Priscila e Áquila: amados cooperadores do apóstolo Paulo. Os testemunhos distintos, porém complementares do Corpus Paulino e dos Apóstolos. O evento voltado para as turmas dos cursos de Filosofia e Teologia aconteceu no fim da tarde desta quarta-feira (24), no auditório G2. A mesa foi composta pelo diretor do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), Prof. Danilo Vaz; pelos coordenadores Prof. Dr. Sérgio Sezino (Teologia) e Prof. Dr. Pe. José Marcos (Filosofia).

O Reitor, Prof. Dr. Pe. Pedro Rubens, fez questão de estar presente para dar a palavra de acolhida. Ele falou da relação de afiliação entre a Unicap e a Gregoriana que começou a partir de uma demanda da Igreja local, mais precisamente do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, quando firmou-se uma parceria para que os seminaristas tivessem formação acadêmica na Unicap.

Fotos: Carla Siqueira

“É uma contribuição da Universidade Católica (Filosofia e Teologia) na formação dos agentes de pastoral, tanto seminaristas, leigos quanto religiosos”, disse Padre Pedro ao revelar que em 2020 serão celebrados 10 anos deste convênio. “Já no próximo ano, a vinda de Padre Scott será dentro dessa festividade, dos 10 anos de caminhada junto com a Igreja local, que vamos aproveitar para avaliar e avançar mais ainda”.

A conferência começou logo depois das boas vindas de Padre Pedro. O texto lido em português abordou a missão evangelizadora de um dos casais mais conhecidos do chamado cristianismo primitivo. Brodeur estruturou a conferência a partir da análise teológica de textos de passagens bíblicas do Novo Testamento. A primeira parte foi O Testemunho de Paulo. O estudo se baseou nas cartas ditadas pelo próprio apóstolo durante as suas viagens missionárias nos anos 50. São encontradas menções ao casal Priscila e Áquila em Romanos, Timóteo e Coríntios.

De acordo com Padre Scott, o casal ajudou Paulo na construção de uma espécie de rede evangelizadora com propósito e métodos próprios. “Embora esses textos sejam breves, cada passagem bíblica transmite uma grande quantidade de informações úteis sobre a identidade desse casal, sua missão e seu relacionamento com Paulo e com seus irmãos em Cristo”, explicou Scott ao se referir às “três micro-unidades” que embasaram essa parte da conferência.

A segunda parte da conferência se baseou no Testemunho de Lucas. Scott também analisou “três micro-unidades” de texto distintas, porém conectadas. “Lucas retrata Priscila e Áquila como cooperadores confiáveis de Paulo e Apolo, enfatizando o papel central que este casal desempenhou como missionários itinerantes no trabalho pela causa do evangelho, tanto nas costas ocidentais como nas costas orientais do altamente movimentado Mar Egeu”.

Padre Scott destacou também a colaboração de Priscila e Áquila juntamente ao apóstolo Paulo na evangelização em parte da Ásia. “Paulo decide incluir seus cooperadores no plano de evangelização de Éfeso e, como resultado, toda a província da Ásia. Eles navegaram com ele do Porto de Cencreia, por livre e espontânea vontade, decidindo livremente, mais uma vez, desenraizar suas próprias vidas. Quando os três se estabeleceram em Éfeso, Paulo pode retornar à Antioquia e, partir de sua amada base na Síria, iniciar a sua terceira viagem missionária”.

Em outro ponto observado por Scott, o apóstolo Paulo “sentiu-se livre para deixar a Ásia porque sabia que poderia contar com Priscila e Áquila para continuar seu bom trabalho em Éfeso para os serviços de Jesus Cristo e de sua nascente comunidade. O missionário deixou esse casal lá sabendo que eram líderes corajosos e professores de confiança que iriam cuidar e regar fielmente das preciosas sementes que eles plantaram juntos”.

Por fim, Padre Scott chamou a atenção para as diferenças e aspectos em comum das perspectivas Paulina e Lucana. Ele destacou o modelo de vida conjugal do casal de missionários. “Priscila e Áquila continuam sendo grande exemplo para os cristãos de nosso tempo, uma vez que muitos de nossos irmãos e irmãs em todo o mundo passam por dificuldades e perseguições em nome de Jesus”. Ele mencionou ainda uma fala do Papa Bento XVI que elogiou o casal afirmando ser um modelo corajoso para todas as épocas.

“Este casal em particular demonstra o quão importante é a ação do cônjuge cristão. Portanto, honramos Áquila e Priscila como modelos da vida conjugal comprometidos com a responsabilidade ao serviço de toda a comunidade cristã. E neles encontramos o modelo da Igreja, a família de Deus para todos os tempos. De fato, para nossa época, os dois são verdadeiramente modelos exemplares de coragem e zelo para os casais casados em particular, para os leigos em geral, mas também para todos os que ministram na Igreja hoje, tanto o clero quanto os leigos. As mulheres podem e devem ter papéis de liderança na Igreja do século XXI, assim como fizeram nos tempos apostólicos”, analisou Scott no trecho final da conferência.