Padre Pedro Rubens reconduzido à Reitoria da Universidade Católica de Pernambuco

O encerramento da 3ª Jornada Comunitária da Universidade Católica de Pernambuco foi marcada pela recondução do Padre Pedro Rubens Ferreira Oliveira ao cargo de Reitor da Unicap. Também foram reconduzidos o Pró-reitor Comunitário, Padre Lúcio Flávio; o Pró-reitor Administrativo, Prof. Msc. Luciano Pinheiro.

Foram empossados a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Profª Drª Valdenice José Raimundo; e o Pró-reitor de Graduação e Extensão, Prof. Dr. Degislando Nóbrega. A solenidade teve a presença do Provincial dos Jesuítas do Brasil, Padre João Renato Eidt; e do superior da comunidade jesuíta, Padre Sérgio José de Souza Santos.

Os pronunciamentos foram intercalados com apresentações da equipe da Pastoral e do MPB Unicap. Como já faz parte do estilo de Padre Pedro, o evento teve vários momentos de descontração. No momento da investidura do cargo, a tradicional samarra (tipo de capa usada pelos reitores em ocasiões formais) deu lugar a uma gola de caboclo de lança. Padre Pedro ganhou a indumentária quando recebeu o título de cidadão pernambucano na Assembleia Legislativa do Estado.

O Provincial Padre João Renato, que é o Presidente da Unicap, explicou algumas razões que o fizeram manter Padre Pedro á frente da Reitoria. “Depois de ter ouvido várias pessoas aqui da Universidade, chegou-se a conclusão de que ele seria a pessoa mais indicada para dar continuidade e não haver rompimentos com processos importantes para o bem da Universidade. Ele conhece a realidade da Unicap, o Nordeste. Padre Pedro tem muitas relações com as dioceses, com os bispos na cidade. Seria uma imprudência colocarmos outro reitor”.

Dois mil e dezoito se revela um ano especial para o Padre Pedro Rubens, não apenas pelos 75 anos do projeto universitário da Católica, mas também pelos 25 anos de padre jesuíta e 12 de “missão na Unicap”. Este será o quarto mandato dele e terá duração até 2021. Assim como fez durante as colações de grau desta semana, ele voltou a citar a poesia Canção Amiga, de Carlos Drummond de Andrade, para expressar “sentimentos em relação à missão comum que nos une”.
O Reitor fez ainda uma rememoração da história da Unicap marcada pela superação de crises e perspectivas para o futuro. “A Unicap chega, portanto, aos seus 75 anos com maturidade institucional e plena de vigor, mas, igualmente, desafiada pelas dificuldades da região e pelos tempos que não param de mudar”.

Padre Pedro ressaltou ainda os desafios a serem enfrentados pela nova diretoria. “A diretoria que assume hoje deve conjugar ou integrar continuidade e mudança: da antiga Pró-reitoria Acadêmica surgiram duas novas, com dois novos colegas nas funções de pró-reitor de Graduação e Extensão e de pró-reitora Pesquisa e Pós-graduação; esse desmembramento não diz respeito somente à enorme capacidade de trabalho de professora Aline Grego, a quem agradeço de coração, mas também aos novos desafios da Graduação e Extensão e ao crescimento e consolidação da nossa Pós-graduação.”
Ao final, fez questão de agradecer a toda a comunidade acadêmica que forma a Unicap, desde os funcionários, professores e estudantes, além dos jesuítas do Brasil e aos companheiros jesuítas a quem convidou para ficarem de pé para receberam salva de palmas do auditório. ” minha mais sincera gratidão e afeto pelo esforço de formarmos uma equipe apostólica: somos muito diferentes, na personalidade, nas culturas e até na formação recebida, mas a missão nos faz um corpo articulado”. Para ler a íntegra do discurso, clique aqui.
Aline Grego – Um outro momento emocionante do evento foi quando a Reitoria prestou uma homenagem à ex-Pró-reitora Acadêmica, Profª Drª Aline Grego, que ficou a frente da função durante oito anos. Ela recebeu flores dos professores Degislando e Valdenice. Bem-humorada, Aline desejou sucesso aos novos pró-reitores e fez questão de cumprimentar os integrantes da mesa um a um. Aline continua na Unicap como docente do mestrado em Indústrias Criativas e da graduação em Jornalismo. Nos próximos meses, ela fará o pós-doutorado.