Padre Pedro Rubens reconduzido à Reitoria da Unicap

Padre Pedro Rubens Ferreira Oliveira foi reconduzido à Reitoria da Universidade Católica de Pernambuco. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (3), durante a abertura da 2ª Jornada Comunitária, evento que reúne professores e funcionários e que marca o início do semestre.
Este será o quarto mandato de Padre Pedro. A decisão da Província dos Jesuítas do Brasil foi oficializada em carta escrita pelo Provincial, Padre Renato Eidt.
“Depois da nossa conversa em abril, das conversas que tive com os jesuítas que atuam na Unicap e também o encontro com os pró-reitores da Universidade, escrevo, com satisfação, caro P. Pedro Rubens, para confirmá-lo na função de reitor da Unicap no período de 2018 a 2021”, diz um trecho da carta.
No documento oficializando a recondução, Padre Eidt agradece a Padre Pedro Rubens por aceitar a missão. “Escrevo para agradecer, em nome da Companhia de Jesus, pelo importante trabalho que você vem realizando na liderança da Unicap, como reitor. Agradeço também pela sua disponibilidade e generosidade em continuar nesta mesma missão por mais quatro anos”. A solenidade de recondução será realizada em janeiro de 2018 em data a ser definida.
Em seu discurso de acolhida, Padre Pedro Rubens fez um agradecimento à comunidade acadêmica e falou um pouco sobre o cenário do país. “As diversas crises que compõem a situação atual parecem agravadas com cada notícia e, sobretudo com a falta de perspectivas a curto e médio prazo…”Desesperar jamais”, porém precisamos ter os pés no chão, a inteligência crítica, olhar aberto ao horizonte e as mãos abertas para contribuir na construção de um futuro próximo”.
O Reitor também destacou as ações que vão nortear a Universidade nos próximos anos. “Considerando a realidade complexa e esses tempos de incertezas, devemos mais que nunca focar em algumas orientações rumo ao futuro próximo, vislumbrando metas a curto, médio e longo prazos, renovando nossa motivação passo a passo, com cautela e ousadia”, disse ele ao se referir ao novo Plano de Desenvolvimento Institucional, ao primeiro Plano Diretor e ao Planejamento Estratégico.
Entre essas ações estão as reformas estruturais dos blocos B e D, e a inclusão do G; a implantação da diretoria de Recursos Humanos; a criação do Núcleo de Acessibilidade; os resultados do Plano Centro Cidadão; a nova sede da Coordenação de Extensão e a instalação da Central de Informações da Universidade.
Jubileu – As comemorações pelos 75 anos do projeto universitário  (A Faculdade Filosofia, Ciências e Letras Manoel da Nóbrega) irão começar já na próxima Semana de Integração Universidade Católica & Sociedade e seguirá até outubro de 2018. Ao longo do próximo ano, vários eventos irão celebrar a data. “É o jubileu de diamante que a gente vai lapidando até ficar bonito”.