Padre Paulo Meneses traduz livro do filósofo Hegel
|O Padre Paulo Meneses lançou na última segunda-feira (18) o livro Filosofia do Direito. A obra é uma tradução do texto do filósofo alemão Georg Hegel (1770-1831). Padre Paulo é o principal tradutor de Hegel no Brasil e criou na Católica um grupo de estudos sobre este pensador.
O trabalho de tradução durou cerca de seis meses e contou com a participação de cinco colaboradores. O livro foi editado em parceria entre a Unicap, Editora Unisinos e Edições Loyola. Padre Paulo Meneses lembra que os textos Hegelianos são de difícil compreensão ao público leigo, sendo aconselhável que o leitor seja iniciado em Hegel.
O Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, lembrou que Hegel é um grande representante da filosofia moderna, mas que não é acessível na forma da língua portuguesa que se usa no Brasil. Padre Pedro destacou a importância de um nordestino, com 50 anos de vida dedicada à Católica (Padre Paulo é cearense e tem 86 anos), traduzir a obra de um filósofo com renome internacional, num trabalho apoiado por três instituições jesuítas.
O diretor do Centro de Teologia e Ciências Humanas(CTCH), professor Degislando Nóbrega, definiu Padre Paulo Meneses como um símbolo da intelectualidade do centro. “Ele é um exmeplo de pesquisador perseverante num tema tão complexo como a filosofia hegeliana”, disse.