Padre Miguel Martins é eleito Provincial dos Jesuítas

Padre Miguel assumiu a Procom em setembro de 2008

O Pró-reitor Comunitário da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Miguel Martins, foi eleito o novo Provincial dos Jesuítas do Brasil Nordeste.  Ele recebeu a informação oficial hoje (7) pela manhã através de um telefonema do atual Provincial, Padre Acrízio Sales, ao Reitor, Padre Pedro Rubens.  A escolha foi feita pelo Superior Geral dos Jesuítas em Roma, o Padre Adolfo Nicolas. A nomeação de Padre Miguel foi o resultado de um processo que durou meses entre sondagem de perfil e coleta de informação por parte de representantes do Superior Geral que percorreram todas as comunidades jesuítas na região. Três nomes foram selecionados e o de Padre Miguel acabou sendo o escolhido.

Além da função de Provincial, ele acumulará a Presidência da Universidade Católica de Pernambuco, a única universidade jesuíta no Nordeste brasileiro. “É uma missão que recebo com alegria e expectativa. Sinto-me feliz pelo reconhecimento dos companheiros jesuítas, mas por outro lado vejo a grandeza da missão, que é um desafio… um chamado”, diz ele. Padre Miguel irá coordenar o trabalho de 230 jesuítas em  paróquias, centros sociais e colégios de  todo o Nordeste e no estado do Espírito Santo.

Com a nova atribuição, Padre Miguel irá deixar a Pró-reitoria Comunitária da Unicap. A posse está prevista para março de 2011, mas ainda não há data definida. “Estou acolhendo isso tudo com tranquilidade e sendo guiado pelo Espírito Santo”, diz Padre Miguel ao interromper a entrevista ao Boletim Unicap para receber, por telefone, os cumprimentos do Provincial do Sul, Padre Geraldo Kolling. Para o novo Provincial eleito, o maior desafio será trabalhar junto com os outros provinciais para o “redimensionamento da missão dos jesuítas no Brasil”. Segundo Padre Miguel, os planos da Companhia de Jesus são unificar as províncias brasileiras. Atualmente os jesuítas estão organizados em três províncias (Nordeste, Centro, Sul) e uma regional (Amazônia).

A sede da província fica em Salvador e é para lá que Padre Miguel irá se mudar. A novidade já vem trazendo o sentimento de saudade da capital pernambucana. “Vou sair do Recife, mas não deixarei o Recife. Em 2011 terei pelo menos três reuniões aqui e podem ficar certos de que virei para o aniversário de 60 anos da Católica”. Padre Miguel Oliveira Martins Filho assumiu a Procom em 26 de setembro de 2008.

Nascido na cidade de Paulistana, divisa do Sertão do Piauí com Pernambuco, o Padre Miguel tem 15 irmãos. Ele entrou para a Companhia de Jesus em 1982 e doze anos mais tarde foi ordenado. Formou-se em Letras pela Universidade Federal do Piauí (1985) e em Filosofia e Teologia pela Faculdade dos Jesuítas (Faj), em Belo Horizonte (1988). Entre 2000 e 2008,  fez parte da diretoria do Colégio Antônio Vieira e exerceu a função de Superior da Comunidade Jesuíta da instituição baiana. “Sentirei falta deste tempo de amizade e aprendizado que me deu experiência de gestão”, fala Padre Miguel ao se referir à Unicap já em clima de ‘até breve’.