Os 200 anos da Restauração Jesuíta foi tema de palestra na Unicap
|
Para celebrar os 200 anos do retorno da Companhia de Jesus, a Universidade Católica de Pernambuco, promoveu palestra para debater o assunto. A data, que está sendo comemorada mundialmente, fala da atuação da Ordem religiosa.
O evento, que aconteceu no Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), foi comandado pelo Padre Roberto Barros Dias, nos turnos da tarde e da noite, desta sexta-feira (04). Nos dois momentos, Padre Roberto, que é professor de História da Unicap, fez uma linha cronológica da história dos Jesuítas. A contextualização da fundação do Companhia Jesuíta, o período de extinção, a necessidade de restauração e a reorganização atual, foram os pontos debatidos.
“A Companhia de Jesus foi criada em 1773 e extinta em 1814. A supressão da Ordem durou até o momento em que a Igreja e a sociedade perceberam a importância dela, tanto para evangelho, quanto para educação”, explicou o palestrante.
O coordenador do curso de História da Católica, Luiz Carlos Marques, ressaltou a importância de relembrar a data. “A história da Companhia de Jesus se confunde com a história do Brasil. Outro aspecto, que faz com que a Ordem religiosa deva ser conhecida, é fato dela sempre ter trabalhado para evolução da educação.”