Organização faz balanço positivo do Congresso de Educação Jesuíta

Os organizadores do Congresso de Educação Jesuíta, realizado semana passada numa parceria entre o Fé e Alegria Brasil e a Universidade Católica de Pernambuco,  fizeram um balanço positivo do evento. Em clima e comemoração, os voluntários que trabalharam na organização se reuniram na residência da comuidade jesuíta na tarde da última sexta-feira (15). Cerca de 280 pessoas, representantes de entidades que fazem parte de instituições de ensino (colégios, projetos de educação popular e universidade) da Companhia de Jesus participaram do congresso que teve como tema “Rumo às novas fronteiras”.

As palestras e conferências giraram em torno dos eixos pedagógico, social, cultural e espiritual da tradição educacional jesuíta basedas em experências concretas. Para o diretor nacional do Fé e Alegria Brasil, Padre Carlos Fritzen, o congresso superou as expectativas.  “Os eixos temáticos discutidos foram muito envolventes. Os comentários e as reações foram bem positivas. Foi um marco histórico das nossas obras educativas no Brasil que se colocaram a favor do diáologo, partilha e troca de conhecimento mútuo”.

O coordenador geral da Federação Internacional do Fé e Alegria, Padre Ignácio Suñol, compartilha de opinião parecida. “O congresso foi muito proveitoso. Esta foi a primeira vez que reunimos diversas obras da educação jesuíta num encontro como este. Foi um congresso bastante complexo, sob os diversos pontos de vista”, disse em espanhol.

O Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens foi mais além ao analisar o conteúdo das discussões. “O evento não depende apenas da organização, depende do clima do encontro das pessoas. Tivemos representantes da tradição jesuíta vindos de colégios, educação popular e do ensino superior. Isso foi de uma riqueza muito grande. Foi o primeiro congresso dessa natureza no Brasil e não se tem notícia de outro no mundo. Fico muito feliz por ter acontecido na nossa Universidade. Somos pioneiros em ter no ambiente universitário os três projetos dialogando no complexo da Unicap”, disse ele ao se referir ao Liceu Nóbrega , Fé e Alegria Pernambuco e a Católica.

.