“O uso de biossurfactantes para tratamento de efluentes e biorremediação” é tema de mais uma Quarta Ambiental na Unicap
|A Profª Drª Leonie Asfora Sarubbo, que leciona nos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Química da Unicap, foi a convidada da Quarta Ambiental realizada na tarde de hoje (8), na sala 113 do bloco D. Ela falou sobre “O uso de biossurfactantes para tratamento de efluentes e biorremediação”.
Com o objetivo de abordar a aplicação de biodetergentes na limpeza do derramamento de petróleo em solo, ambiente marinho e remoção de metais pesados, foi feita uma introdução sobre a estrutura de um surfactante e dos biossurfactantes. Logo em seguida, abordada a questão do petróleo como contaminante ambiental e de como os biodetergentes colaboram com a limpeza nos derramamentos desta substância.
Segundo a professora, uma vez ocorrido o derramamento, os agentes têm a função de agregar as manchas de petróleo e facilitar a retirada dessas manchas do mar, evitando que elas se dispersem mais e atinjam os organismos marinhos e os animais. “Essa é uma das contribuições da biotecnologia para o meio ambiente”, afirma.
Sobre a aplicação prática dos biossurfactantes ela conclui: “A produção do surfactante já existe numa quantidade significativa de tipos de biossurfactantes produzidos a nível mundial, muitos patenteados. Poucos são comercializados em função do preço, do custo de produção. A biotecnologia é cara, então precisamos buscar estratégias de redução dos custos para poder pensar realmente numa aplicação prática dessas biomoléculas.”
Leoni é ex-aluna da Unicap e seu foco é voltado para a pesquisa. Ela usou como exemplo na palestra a linha de pesquisa que desenvolve nos laboratórios da Unicap e os resultados que têm obtido com os alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado da Instituição.