O livro “Maracatus do Recife: novas considerações sob o olhar do tempo” foi lançado no auditório do CTCH da Católica

Ivaldo Marciano de França Lima

maracatu livroO livro “Maracatus do Recife: novas considerações sob o olhar do tempo”, do historiador Ivaldo Marciano de França Lima, foi lançado na tarde desta segunda-feira(13), no auditório do CTCH da Universidade Católica de Pernambuco. A obra traz olhares de diferentes áreas do conhecimento sobre a trajetória de um dos movimentos culturais mais característicos da nossa região, o Maracatu.

O estudo publicado por Ivaldo, aborda a história recente dos maracatus da cidade do Recife, movimentos que romperam com as dificuldades do tempo e se firmaram na cultura nordestina, como uma das instituições mais antigas da região. Ivaldo discorre sobre os processos de mudanças verificados desde o século XX e a ação atuante no âmbito político dos maracatuzeiros.

Por muito tempo o maracatu era estudado apenas pelos folcloristas, que buscavam analisar as primícias do costume em suas práticas africanas. DSCN3399Olhando, portanto, como sobrevivência folclórica, os maracatuzeiros eram apenas os mantenedores de tradições cujas características se perdiam com o caminhar do tempo. Diversas visões estão prestigiadas no livro do historiador, como a de antropólogos, folcloristas,  militantes e dos movimentos negros, tornando um documento plural e valioso para a compreensão do maracatu.

IVALDO MARCIANO – Recifense de Água Fria, desde pequeno conviveu com batuques dos xangôs, juremas e maracatus que marcam a cultura dessa região. Possui graduação em História pela Universidade Federal de Pernambuco, licenciatura (2002), e bacharelado (2003); mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2006) e doutorado pela Universidade Federal Fluminense (2010). Atualmente, é professor da Universidade Estadual da Bahia (Uneb).