O Instituto Humanitas Pernambucano
|Texto: Blog do Instituto Humanitas Unisinos
Explicitar melhor a identidade de uma instituição jesuíta aberta ao diálogo com as culturas e com a sociedade. Com esse objetivo, nasceu há menos de um ano o Instituto Humanitas Unicap por iniciativa do reitor Pe. Pedro Rubens.
Inaugurado em maio de 2010 na Universidade Católica de Pernambuco, o também chamadoIHU ainda está em fase de implementação, como explica o seu coordenador Lúcio Flávio Ribeiro Cirne, padre jesuíta e doutor em Teologia. Mesmo com uma caminhada curta, o Instituto pernambucano já comemora resultados importantes em 2010 e organiza a programação para 2011.
O Instituto na Unicap surgiu inspirado no Instituto Humanitas Unisinos – IHU. “A experiência da Unisinos já é reconhecida no ambiente acadêmico e fora das universidades”, afirmou o padreLúcio, que participou de diversos simpósios e de outros eventos na Universidade gaúcha, além de acompanhar o sítio do Instituto coirmão. Segundo Lúcio, o Humanitas Unicap recebeu grande apoio da direção do IHU Unisinos e, inclusive, da reitoria da instituição do Rio Grande do Sul.
O IHU da Universidade de Pernambuco desenvolve suas atividades em torno de cinco polos temáticos: teologia, ciência e cultura; mercado, pobreza e desigualdades; ecologia, desenvolvimento e sociedade sustentável; gênero, diversidade e questão étnico-racial; democracia, sociedade e políticas públicas. Padre Lúcio admite que é um leque bastante amplo. “Podemos assim tratar os diversos problemas da sociedade contemporânea e criar um espaço de diálogo, buscando conhecer a realidade e procurando possíveis respostas”, explica.
Estes cinco eixos já foram abordados em palestras, seminários e atividades culturais no ano passado. O coordenador salienta que uma característica importante do Humanitas Unicap é articular com os diversos setores da universidade e da sociedade. Para o mês de maio, por exemplo, o Instituto está organizando um seminário internacional sobre as águas em parceria com o Centro de Ciência e Tecnologia. “Não queremos agir sozinhos, pretendemos atuar de forma integrada com os diversos setores da universidade, procurando uma abordagem interdisciplinar das questões”.
Segundo padre Lúcio, a receptividade da comunidade acadêmica tem sido a melhor possível. Além de ficar responsável pela aula inaugural do semestre, o IHU também está inserido na programação em comemoração aos 60 anos da Unicap. O Instituto da universidade pernambucana ainda conta com uma equipe enxuta, de apenas cinco funcionários.
Entre as atividades já realizadas, o coordenador destaca os seminários sobre Ecologia e Desenvolvimento Sustentável, palestras sobre questão de gênero, Código Florestal e cristianismo em diálogo com a sociedade.
Para 2011, já estão agendados diversos eventos que podem ser conferidos na página eletrônica do Instituto, como seminários de filosofia e atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente.