Núcleo de Práticas Jurídicas promove Júri Simulado

O Núcleo de Práticas Jurídicas da Unicap promoveu um Júri Simulado, na tarde desta sexta-feira (26). O simulado faz parte da programação da disciplina Processo Penal, que tem como objetivo mostrar a parte teórica e prática de como funcionam as etapas de um julgamento. O júri tem a responsabilidade de julgar os crimes dolosos contra a vida; como: homicídio, infanticídio, aborto provocado pela gestante com seu consentimento ou sem.

O professor de Processo Penal, Alexandre Nunes, enfatizou a importância do Simulado. “Os alunos vão agir como se estivessem em um júri verdadeiro, praticando todas as etapas de um julgamento. Isso é muito importante para o aprendizado dos mesmos, pois eles saíram um pouco da teoria e foram para a prática”.

“Vamos resgatar uma prática que a Astepi vivenciou há alguns anos e foi interrompida. A partir desse incremento e desse incentivo à prática jurídica, vamos abrir horizontes para os alunos de como é a vivência no tribunal”, afirma o coordenador da Astepi, Fernando Lapa.

“Eu achei primordial a gente ter essa aula mais prática, porque é um diferencial no curso. Esse Júri serve também como uma preparação do que vamos enfrentar no futuro. E o melhor que foram os próprios professores da casa que promoveram esse evento”, comentou Júlia Zaitan, aluna do 5° período do curso de Direito.