Núcleo de Prática Jurídica da Unicap seleciona advogados voluntários nas áreas cível e trabalhista

A Assessoria de Treinamento, Estágio, Pesquisa e Integração (Astepi) da Universidade Católica de Pernambuco está selecionando advogados formados para trabalhar como voluntários nos núcleos de prática jurídica instalados em nove bairros do Recife e Olinda. Os profissionais selecionados irão atuar nas áreas cível e trabalhista como assistentes jurídicos. Os interessados irão assinar um documento chamado Termo de Adesão a Exercício de Serviço Voluntário.  Ao término do contrato, o participante reberá uma declaração da Astepi com a carga horária trabalhada. O serviço voluntário agrega pontos em diversos concursos públicos.

Entre as atribuições do assistente jurídico voluntário está o apoio aos professores orientadores, responsáveis pelo atendimento à comunidade carente. Eles irão ajudar na triagem, redação de processos, atualização de fichas, informações ao cliente sobre o andamento de processos, acompanhamento dos mesmos no foro e realização de audiências. O voluntário também terá a oportunidade de participar de ações educativas como palestras e ministrar cursos de pequena duração sobre cidadania.

Atualmente, a equipe é formada por 63 assitentes jurídicos. Em quase 40 anos, 450 alunos e ex-alunos atuaram como voluntários. Para se inscrever, o candidato precisa procurar o professor Ricardo Magalhães na sede da Astepi, localizada na Rua Afonso Pena, Nº 249, bairro da Boa Vista. O atendimento será feito nas quartas, das 9h às 11h, e nas quintas, também das 9h às 11h e das 18h30 às 20h30. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 2119-4411.