Núcleo de Pesquisa em Ciências Ambientais comemora os 60 anos da Católica com evento no dia 28
|Em comemoração aos 60 anos da Universidade Católica de Pernambuco, o Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais da Unicap apresentará segunda-feira (28), às 9 horas, no auditório G1, a home page de projetos de pesquisa, o Núcleo de Processos Biotecnológicos (NPROBIO) e a Rede Norte-Nordeste de Fungos Filamentosos (RENNORFUN), que conta com cinco projetos. Na ocasião, o Reitor, Padre Pedro Rubens, fará a cerimônia de abertura.
Em seguida, o diretor científico da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), Arnóbio Gama, irá ministrar uma palestra. Logo depois, a coordenadora do Núcleo de Pesquisa de Ciências Ambientais, Profª Drª Galba Takaki, fará a apresentação oficial dos projetos.
Para a professora Galba, essa iniciativa ampliará a cooperação com outras instituições, tanto do Brasil, quanto de outros países. “Iremos mostrar a biodiversidade de fungos filamentosos e o potencial biotecnológico para aplicação industrial ou ambiental. Como a RENNORFUN têm várias instituições sempre publicaremos pesquisas atualizadas, de forma mais rápida”, ressaltou a coordenadora do Núcleo.
A RENNORFUN é uma rede de pesquisa que tem como objetivo integrar pesquisadores de instituições das regiões Norte-Nordeste, que atuam, na sua maioria, com a biodiversidade em fungos filamentosos da caatinga dos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, como também de solos de área de preservação ambiental da Amazônia.
O NPROBIO é o Núcleo Emergente em Processos Biotecnológicos e tem como objetivo integrar Grupos de Pesquisa, atuantes em Biotecnologia, de forma multidisciplinar, utilizando fontes renováveis e resíduos industriais na produção de biomoléculas, a partir do potencial da biodiversidade.
O Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais da Católica (NPCIAMB) foi inaugurado em 4 de novembro de 1998 e atua como parte da estrutura de pesquisa experimental da Pró-reitoria Acadêmica da Universidade Católica de Pernambuco, integrando Grupos de Pesquisa e desenvolvendo pesquisas multidisciplinares em Ciências Ambientais.