Novos alunos podem participar do Grupo de Capoeira da Católica

Fotos: Rafael Sabóia

Para aqueles alunos que acabam de ingressar na Universidade Católica de Pernambuco, conhecer bem o seu novo lugar de estudo e saber quais as atividades complementares oferecidas pela instituição é um ponto a mais no processo de adaptação ao novo ambiente.

É com o objetivo de sempre proporcionar bons momentos aos seus alunos, principalmente para aqueles que acabam de chegar à Universidade, que o Grupo de Capoeira da Unicap, sob a liderança do Mestre Corisco, está de portas abertas para os novos universitários que tenham interesse em conhecer mais sobre a teoria e a prática da arte da capoeira.

O Grupo foi fundado há 28 anos, com a colaboração do antigo Coordenador Geral Comunitário da Unicap, professor Armando Costa Carvalho, que na época estava começando a criar os grupos artísticos da Universidade. A partir dessa iniciativa do professor, o Grupo de Capoeira da Unicap começava ali a sua longa história na instituição jesuíta.

As aulas do Grupo de Capoeira acontecem todos os dias, de segunda a sexta-feira. Às segundas, quartas e sextas-feiras, as aulas acontecem no turno da tarde, a partir das 16h. Nas quartas e sextas, também são oferecidas aulas às 19h. Já nas terças e quintas-feiras, as aulas acontecem às 7h.

Para participar das turmas, os estudantes devem se inscrever gratuitamente na Coordenação Geral Comunitária, localizada na sala 002 no térreo do bloco B. Feita a inscrição, os alunos são encaminhados até o espaço onde as aulas de capoeira acontecem e lá definem o dia e horário para participar das aulas.

O espaço do Grupo de Capoeira da Unicap está localizado no primeiro andar do prédio da Fasa, na entrada do estacionamento dos professores. O Grupo dispõe de um amplo espaço, e materiais diversos para as aulas práticas e teóricas. “Os alunos aprendem um pouco sobre a cultura afro que utilizamos em nossas rodas e  todo o contexto histórico da capoeira de uma maneira geral, além de interagir com várias pessoas”, afirma Mestre Corisco.

Trabalho Comunitário

Há sete anos o Grupo de Capoeira, juntamente com o apoio da Universidade, realiza um trabalho comunitário com alunos com Síndrome de Down, deficiência física ou mental. Esse grupo tem em média 16 alunos. “Trabalhos comunitários como esse, são gratificantes”, destaca o Mestre Corisco.

Segundo ele, o principal material disponibilizado aos alunos não é apenas o pandeiro, o berimbau e a percussão, mas sim o espírito da capoeira, que é a boa vontade dos alunos em fazer parte do Grupo. Para os antigos, vale o acolhimento dos novos que chegam e para os que estão chegando, a experiência de convívio com uma prática africana antiga e que, em Pernambuco, a Católica vem sendo uma grande colaboradora na divulgação dessa arte.