Novo Pró-reitor Comunitário toma posse nesta quinta-feira

O Prof. Dr. Padre Lúcio Flávio Ribeiro Cirne toma posse nesta quinta-feira (10), às 17h, no cargo de Pró-Reitor Comunitário da Universidade Católica de Pernambuco. Ele irá suceder o Padre Miguel Martins, escolhido como o novo Provincial dos Jesuítas no Nordeste. A solenidade será realizada no Salão Receptivo, no 1º andar do bloco G da Unicap.

O novo Pró-reitor Comunitário irá completar 50 anos no ano em que a Unicap celebra os seus 60 anos de história. Nascido na cidade de Bananeiras, Brejo da Paraíba, Padre Lúcio Flávio possui uma longa trajetória na Unicap. Ele começou a trabalhar na Divisão de Ação Pastoral em 1999, logo depois de ser ordenado padre. Entre 2003 e 2009, fez mestrado e doutorado na PUC-RJ em Teologia na área de Ética Ambiental.

Ao concluir a sua tese, Padre Lúcio retornou à Católica e passou a ser professor do curso de Teologia. Pouco depois, a convite de Padre Pedro, se tornou o coordenador do Instituto Humanitas Unicap, função que ele irá acumular com a de Pró-reitor. “A Procom irá atuar em sintonia com as linhas temáticas do Humanitas. O Instituto permanecerá independente”, explicou.

Ele falou também sobre a expectativa em torno do novo desafio. “É uma alegria tão grande quanto o desafio. Ao mesmo tempo, vejo um momento propício pelos 60 anos da Universidade. Momento em que a Universidade consolida sua história, projetando muita coisa boa e nova para o futuro”.

Padre Lúcio é engenheiro agrônomo, formado pela Universidade Federal da Paraíba em 1983, e chegou a trabalhar na Embrapa. Cinco anos depois, ele ingressou na Companhia de Jesus. Estudou filosofia na Faculdade de Filosofia dos Jesuítas em Belo Horizonte e teologia na Jesuit School of Theology em Berkeley, Califórnia.

Em tom de agradecimento ao Padre Pedro pelo convite, Padre Lúcio falou sobre como pretende desenvolver o trabalho à frente da Pró-reitoria Comunitária: “A Procom irá trabalhar articulada com as outras duas Pró-reitorias (Acadêmica e Administrativa) seguindo a agenda proposta por Padre Pedro pelos 60 anos da Universidade e pelo PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) 2011-2016. E para isso, espero contar com o apoio de toda a comunidade acadêmica”.

Trajetórias profissional e acadêmica e formação humanista motivaram a escolha

Ao anunciar a escolha do novo Pró-reitor Comunitário, o Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, falou sobre as razões que motivaram a decisão. Em entrevista ao Boletim Unicap, ele explicou que pediu ao Padre Lúcio Flávio que levasse as suas principais características à função de Pró-reitor. “A função vai se enriquecer com a biografia dele. Ele não vai se adaptar à função e sim o contrário”.

Padre Pedro elencou quatro principais razões para fazer o convite ao Padre Lúcio. “A primeira delas é que ele tem valores regionais com abertura para valores nacionais e internacionais”, disse ao se referir às origens e às trajetórias acadêmica e profissional do Padre Lúcio. A segunda: “Ele tem a sensibilidade e o engajamento identificados com a dimensão social do nosso trabalho. A biografia de Padre Lúcio é de muito compromisso social e ele trouxe do doutorado a visão ambiental. É o social articulado com o ambiental”.

A terceira razão diz respeito à experiência do novo Pró-reitor Comunitário. “Ele conhece bem a Universidade enquanto jesuíta, funcionário e professor”. A quarta razão tem a ver com o Humanitas. “O Instituto vai permitir construir uma proposta humanista na Universidade”. Padre Pedro também acrescentou que a Procom estará identificada com o Humanitas. “A proposta é redimensionar a Procom em função dos 60 anos. As três pró-reitorias irão trabalhar articuladas, sem setorização.“

Quem também vibrou com a escolha foi o atual Pró-reitor Comunitário, Padre Miguel Martins. “Eu participei do discernimento em torno do nome dele para me suceder. Estou muito feliz. É um substituto que vai dar continuidade àquilo que a gente tem feito na Pró-reitoria Comunitária. Entrego a Procom com toda a tranquilidade sabendo que Padre Lúcio vai levar adiante o trabalho, contribuindo para o aprimoramento da Universidade”.