Novo curso de Sistemas para Internet tem mercado de trabalho com vagas sobrando

O mercado de trabalho em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) está em franca expansão. Talvez uma das poucas áreas em que há vagas sobrando. Somente em Pernambuco há 900 vagas ociosas à espera de gente qualificada para ocupá-las. A constatação é do Porto Digital, considerado um dos maiores clusters do Brasil neste segmento.

E os próximos anos prometem ser ainda mais animadores. Até 2024, o Porto Digital vai dobrar de tamanho, passando dos atuais nove mil colaboradores para 20 mil. A expectativa é de que o número de empresas salte de 328 para 600. Diante deste cenário promissor, a Universidade Católica de Pernambuco e o Porto Digital firmaram parceria e vão oferecer, em co-branding e já no Vestibular 2020, o novo curso de Sistemas para Internet.

“A oferta deste curso se insere no processo de inovação que a Unicap está envolvida e, portanto, atenta às demandas que advém das novas tecnologias para a sociedade”, destaca o Pró-reitor de Graduação e Extensão da Católica, Prof. Dr. Degislando Nóbrega.

O projeto pedagógico foi elaborado a partir do que há de mais moderno em metodologias ativas como a solução de problemas reais a partir de desafios e de jogos. Desde o primeiro semestre, o aluno vai estudar focado em soluções de problemas reais de empresas do mercado e no desenvolvimento de projetos. O curso terá dois anos e meio de duração com carga horária de 2.160 horas e será oferecido no turno da noite. As certificações serão concedidas ao longo do curso.

A grade curricular vai ofertar disciplinas e atividades centradas em Tecnologias Web e Mobile; Inteligência Artificial; e Inovação e Empreendedorismo. Para isso, o aluno vai percorrer cinco trilhas de formação a cada semestre sendo três em desenvolvedor de software (júnior, pleno e sênior), técnico em Gestão de Infraestrutura e Empreendedorismo, Inovação e Desenvolvimento Pessoal.

O profissional formado na Católica terá uma sólida formação para acompanhar as transformações digitais da sociedade, alavancar as oportunidades de negócios na área, desenvolver-se holisticamente a partir de atividades colaborativas em equipes multidisciplinares, aprimorar sua comunicação interpessoal, compreensão e interpretação de situações, negociação e análise de documentos.

“O curso vai desenvolver no aluno um espírito inovador, crítico, criativo e empreendedor. Aqui eles vão encontrar uma equipe de professores qualificados que vai adotar metodologias ativas nas quais o papel principal do professor será a promoção da aprendizagem autorregulada. Nesse modelo, o professor ajuda o aluno a assumir suas responsabilidades no processo de aprendizagem”, analisa o coordenador do curso, Prof. Dr. Robson Lins.