Boletim Unicap

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Logo

A questão da violência, de modo especial contra a mulher, e a insegurança gerada por esta situação, infelizmente, tem-se configurado como uma triste realidade de nossas cidades.

Assim, em virtude da repercussão de casos relatados recentemente nas redes sociais, a Universidade Católica de Pernambuco, a fim de esclarecer, tranquilizar e alertar a comunidade acadêmica, vem prestar as seguintes informações:

No dia 31/08, o Setor de Segurança da Unicap recebeu uma aluna que denunciou ter sido abordada, no hall do bloco G, de forma invasiva por um rapaz, e de pronto foi orientada a registrar um Boletim de Ocorrência (BO). O rapaz chegou a ter sua imagem registrada em foto por um outro estudante.  A aluna, posteriormente, informou ao Setor de Segurança da Unicap que não conseguiu fazer o BO, na Delegacia da Mulher, por não ter como fazer o exame de corpo de delito.

A família do suspeito procurou a Unicap e informou que o rapaz sofre de distúrbios mentais e toma remédio controlado e que costuma, também, pedir dinheiro, mesmo sem precisar. Informou, ainda, que havia estado em várias delegacias para procurar ajuda para o caso, pois temem pela vida dele. Segundo a sua avó, eles estão mantendo o rapaz em casa desde a semana retrasada por receio de ser linchado, devido à repercussão dos fatos nas redes sociais.

Nesta segunda-feira, dia 12/09, às 16h20, um segundo episódio foi registrado. O Setor de Segurança recebeu uma ligação informando que existia um suspeito de camisa roxa dentro de um dos banheiros femininos do bloco B, da Universidade, portando uma câmera. Imediatamente foi deslocado um supervisor ao local, que não encontrou ninguém. O supervisor realizou uma busca nas imagens de segurança e foi visualizado um rapaz, com as características da denúncia, acompanhado de uma moça, caminhando sem pressa em direção à Rua Afonso Pena.

Para prevenir novos episódios, a Unicap está aumentando suas ações de segurança, além dos procedimentos de rotina, que já mantém:

  • Vigilantes armados 24 horas por dia;
  • Inspetores;
  • Fiscais de piso;
  • Porteiros;
  • Supervisores senior;
  • Rádios comunicadores;
  • Câmeras tipo Dome móveis nos blocos A, B, D, G, G-IV, J, Biblioteca Centra e Liceu Nóbrega;
  • Câmeras fixas nos blocos A, D, C, G, J, R, Biblioteca Central, Clínica Corpore Sano, CTI e Museu de Arqueologia;
  • Setor de Monitoração;
  • Alarmes eletrônicos.

Em relação à segurança no entorno da Universidade, que é de responsabilidade da Secretaria de Defesa Social, a Católica envia constantemente ofícios às autoridades competentes solicitando policiamento, uma vez que seus seguranças não têm poder de polícia.

A Unicap orienta a comunidade acadêmica que, diante de qualquer ocorrência envolvendo questões de segurança, que ela seja imediatamente comunicada, por meio do Setor de Segurança, localizado no térreo do bloco C, ao lado da Capela, ou pelo telefone 2119.4094.

Com isso, contamos com a colaboração de todos para garantir a tranquilidade e segurança de nossa comunidade.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário